Fogo dominado em Ourém. Cerca de 130 concelhos do interior Norte e Centro em perigo máximo

Estão em perigo máximo de incêndio rural cerca de 130 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Portalegre e quatro concelhos no distrito de Faro.

Foto
Bombeiros combatem as chamas em Ourém, 9 de Julho de 2022 PAULO CUNHA/LUSA

O incêndio em Ourém, que deflagrou no domingo e que ao início da manhã desta segunda-feira era o que mais meios mobilizava, foi dado como dominado cerca das 07h10, disse fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

“O incêndio de Ourém já foi dado como dominado. De facto, é um incêndio que nos veio a preocupar durante a noite toda, mas conseguimos dá-lo como dominado às 07h10”, disse à agência Lusa o comandante Pedro Araújo, da ANEPC.

Pelas 07h30, segundo os dados disponíveis no site da ANEPC, estavam envolvidos no combate a este fogo 428 elementos, apoiados por 129 viaturas.

130 concelhos do interior Norte e Centro em perigo máximo

Cerca de 130 concelhos do interior Norte e Centro e quatro da região do Algarve apresentam esta segunda-feira perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão em perigo máximo cerca de 130 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Portalegre e quatro concelhos no distrito de Faro.

O IPMA colocou ainda quase todo o restante território em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, à excepção de duas dezenas de concelhos no litoral, num dia em que os distritos de Bragança, Vila Real e Braga estão sob aviso vermelho (o mais elevado) por causa do tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

De acordo com as previsões do IPMA, os distritos de Bragança, Vila Real e Braga estão sob aviso vermelho por causa do calor até às 18h, enquanto os distritos de Guarda e Castelo Branco estão até à mesma hora sob aviso laranja (o segundo mais elevado).

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental e, durante a tarde, no interior Norte e Centro.

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura máxima da região Centro. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (Setúbal) e os 24.º (Faro) e as máximas entre os 28 (Sines) e os 41.º (Évora).

Sugerir correcção
Comentar