Nature & Découvertes, uma marca para amantes do slow living

É francesa, inspira-se nos princípios do slow living e abriu o seu primeiro espaço em Portugal dedicado à gastronomia, decoração, natureza e self-care . Faça um tour connosco e inspire-se para viver o Verão de forma mais sustentável e consciente.

estudio-p,
Fotogaleria
Unsplash
estudio-p,
Fotogaleria
Unsplash

Com as férias de Verão à porta, intensifica-se o apelo para desacelerarmos o ritmo e (re)conectarmo-nos connosco e com a natureza. Trocamos o escritório pela praia ou pelo campo, o café fumegante pelo chá gelado, desligamos o despertador e desfrutamos de dias tranquilos com amigos e família, sem horários e longe das preocupações. É tempo de viver a vida mais devagar, recarregar baterias e activarmos o modo descanso.

E se existisse uma loja onde os acessórios, objectos, brinquedos e até elementos gastronómicos e ligados ao bem-estar e ao universo holístico estivessem todos juntos e nos inspirassem, ainda mais, a viver com tranquilidade? Instalada no piso térreo do Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, desde 9 de Dezembro de 2021, a Nature & Découvertes atrai sobre si todas as atenções logo à entrada. Convidamo-lo a entrar e descobrir esta marca que lança o mote para umas férias ‘slow living’.

A montra da Nature & Découvertes é apenas um aperitivo para o maravilhoso mundo da decoração, entretenimento e bem-estar, com cunho sustentável e consciente, que encontramos lá dentro. Quando dizemos que nesta loja existe de tudo, não é uma hipérbole. Pensada para proporcionar uma experiência multissensorial, aqui encontramos desde jogos didácticos em madeira, a painéis solares portáteis, chás orgânicos, rolos jade, kits DIY ("Do it Yourself") para fazer rum, livros para viajantes, cestos de piquenique ou até difusores com óleos naturais. A diversidade é tanta, que os nossos olhos navegam por todas as prateleiras e as nossas pernas impelem-nos a descobrir todos os recantos desta loja inspiradora. Mas primeiro, vamos à sua história.

A Nature & Découvertes distingue-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da Natureza. Marisa Cardoso
A Nature & Découvertes distingue-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da Natureza. Marisa Cardoso
A Nature & Découvertes distingue-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da Natureza. Marisa Cardoso
Fotogaleria
A Nature & Découvertes distingue-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da Natureza. Marisa Cardoso

Nature & Découvertes. De onde vem e o que defende?

A Nature & Découvertes pertence ao grupo francês FNAC DARTY, que detém a FNAC desde 2019, e esta é a sua primeira loja em Portugal. É uma das poucas lojas no nosso país com selo B Corp, selo que ganhou em 2015, o que reflecte um compromisso com a protecção da biodiversidade e com a preservação do Planeta em geral. Por exemplo, apenas 30% do transporte de mercadoria é feito por via aérea, e há sempre uma preocupação prioritária com a origem sustentável das materiais que compõem cada produto, sendo que algumas marcas são trazidas para revenda na loja, e outras são da própria marca Nature & Découvertes.

As tintas usadas em produtos são à base de água, o algodão é biológico e as madeiras provêm de origem sustentável. Existe uma preocupação por escolher fornecedores que já tenham estas preocupações na sua génese. Há ainda um lado útil associado a todos os produtos - são funcionais, divertidos e ergonómicos – e todos são convites para nos ligar ao bem-estar e à Natureza. Até porque esta é uma das missões a que se propõe a Nature & Découvertes: encorajar adultos e crianças a redescobrir a natureza.

A loja: da alimentação às viagens

As primeiras impressões desta loja física confirmam o que suspeitávamos: este é um mundo por descobrir, sobretudo para quem quer adoptar um estilo de vida cada vez mais saudável, privilegiando produtos e materiais comprometidos com o bem-estar geral das comunidades e do planeta. Há quatro categorias de venda na Nature & Découvertes, mais uma que está presente em todas elas. Destacamos primeiro a Alimentação, onde se incluem, por exemplo, os chás da Terre D’Oc, uma marca feita por mulheres que acompanham desde a recolha do chá à produção, para garantir a sua sustentabilidade. Nesta secção há outros produtos tão diversos como o kit para fazer cogumelos ou o kit para produzir gin, ou até repositórios para fazer compostagem em casa, mas também sacos feitos de caroços de cereja com efeitos medicinais.

Foto
A loja foi pensada no sentido de criar uma atmosfera relaxante. Marisa Cardoso
Foto
A Nature & Découvertes oferece uma selecção de produtos biológicos. Marisa Cardoso

Ao lado desta encontra-se a categoria Saúde & Bem-estar, onde figuram os mais variados tipos de óleos essenciais da marca Plants, tapetes de ioga feitos com cortiça ou fibras de algodão biológico, pedras naturais, rolos de jade para o rosto, difusores, champôs sólidos, despertadores com sons da Natureza - pássaros, água ou ondas do mar -, camas de rede (em macramé e materiais oriundos de restos, e com parcerias com marcas na América do Sul), e ainda bijuteria, com as pulseiras de lava que podem ser usadas com gotas dos óleos essenciais. É uma categoria que reflecte uma das ideologias da marca: incentivo ao auto-cuidado e a mimarmo-nos, e que tem uma parceria com Inês Gaya, especialista em ioga, daí a variedade de produtos dentro desta modalidade. Tudo o que aqui está é pensado para potenciar o bem-estar físico e mental.

Não é diferente na secção vizinha. Seguimos para a gama Outdoor, onde encontramos objectos como powerbanks solares, chapéus de explorador, cutelaria, binóculos de observação, acessórios de bicicleta, kits de jardinagem, lanternas solares - tudo coisas que nos levam para fora de casa. Mesmo ao lado, chegamos à secção dos Brinquedos, cuja curadoria tem em mente a pedagogia Montessori, dos 0 aos 4 anos, com foco em texturas, cores, jogos ligados à Natureza. Para jovens, há quebra-cabeças, puzzles e maquetes em madeira, entre uma infinidade de jogos. Um destaque? Um amplificador de sons, para que os miúdos explorem os sons da Natureza, do mar ao campo. Há ainda uma última categoria, que são os Livros, que completam de forma didáctica todas as secções, e que são transversais a todas as outras. O objectivo? Adquirir um produto e descobrir mais sobre ele.

Foto
Marisa Cardoso
Foto
Marisa Cardoso

Todos os dias há um chá - de Verão, gelado; de Inverno, quente - para que os clientes possam experimentar assim que entrar na loja, e a cada mês e meio há uma novidade em forma de temática na entrada da loja: este mês, será a Astronomia, com telescópios e objectos ligados ao universo estelar. “Conquistar as estrelas”, é o mote. Mesmo a tempo dos céus do Verão quente, cheio de estrelas cintilantes. E para que não lhe faltem ideias, pode encontrar mais dicas para viver um Verão mais sustentável aqui.

A loja online da marca encontra-se dentro de fnac.pt e disponibiliza toda a gama de produtos disponível na loja. Os aderentes do Cartão FNAC beneficiam de um desconto de 5%, com entrega gratuita em compras superiores a 15€ feitas no site.Advertisement

Sugerir correcção
Comentar