Fogo em Ourém mobiliza mais de 500 bombeiros

Incêndio lavra com uma frente activa e com diversas projecções. Praia fluvial do Agroal foi evacuada.

Foto
Duas pessoas tiveram de ser assistidas por motivos de ansiedade LUSA/MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Estão mais de 500 operacionais a combater o incêndio que deflagrou esta tarde de domingo no concelho de Ourém. Segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional da Protecção Civil, pelas 23h00, os 519 operacionais foram apoiados por 150 meios terrestres e, durante o dia, por sete meios aéreos. Mas com a chegada do final do dia e a diminuição da visibilidade, os meios aéreos - cinco helicópteros e dois aviões - acabaram por deixar o teatro de operações.

O número de bombeiros no terreno aumentou substancialmente durante a tarde. Pelas 17h10 eram 300, apoiados por 77 veículos e 10 meios aéreos, disse à Lusa fonte da Protecção Civil. Nessa altura, não existiam habitações em risco.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém explicou, à Lusa, que o fogo deflagrou pelas 15h25 na localidade de Casal do Ribeiro, na freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos. “Neste momento o incêndio lavra com uma frente activa e com diversas projecções. Não existe, para já, o registo de habitações em risco. Tivemos dois assistidos, civis, mas por ansiedade”, disse a mesma fonte.

Num ponto da situação feito ao PÚBLICO pelas 19h30, fonte da Autoridade Nacional da Protecção Civil adiantou que a praia fluvial do Agroal foi evacuada, tendo na altura cerca de 500 pessoas.

Segundo o oficial de operações, uma das frentes do incêndio dirigiu-se para uma zona que já tinha ardido no início do mês de Julho.

O incêndio de Ourém é um dos quatro que constava durante a tarde de domingo na lista de ocorrências importantes da Protecção Civil, por apresentarem uma duração superior a três horas e terem mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos. Na lista estavam ainda os incêndios em Mafra, Alenquer e Amarante.

Sugerir correcção
Comentar