Mais de 1000 operacionais combatem chamas em Mafra e Ourém

Em Mafra, um incêndio de grandes dimensões levou à evacuação de um lar. O fumo chegava a Lisboa ao início da noite de domingo. Em Ourém, mais de 500 operacionais combatem outro fogo noite dentro.

mafra,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,lisboa,incendios-florestais,
Fotogaleria
Fumo do incêndio em Mafra visível a dezenas de quilómetros de distância neste domingo, na região de Lisboa Reuters/PEDRO NUNES
mafra,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,lisboa,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/PEDRO NUNES
mafra,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,lisboa,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/PEDRO NUNES

Dois incêndios de grandes dimensões centravam neste domingo as atenções dos bombeiros. Em Mafra, distrito de Lisboa, as chamas deflagraram pelas 15h na zona de Venda do Pinheiro e da Malveira e, já depois das 22h, continuavam a mobilizar 454 operacionais apoiados por 133 veículos. Seis aeronaves auxiliaram durante o dia um combate às chamas muito dificultado pelo vento forte.

O incêndio levou durante a tarde à evacuação de um lar de idosos onde estavam cerca de 30 pessoas, disse ao PÚBLICO a oficial de operações da Protecção Civil. Houve também registo de um bombeiro ferido.

Foto
Incêndio em Mafra visto de Loures, durante a tarde deste domingo DR
Foto
Incêndio em Mafra visto a partir da Ponte Vasco da Gama, entre Lisboa e Alcochete DR

Hugo Santos, comandante operacional distrital de Lisboa, adiantou pelas 22h30 que o fogo se encontrava com duas frentes activas, mas que as operações de combate começavam a decorrer favoravelmente.

em Ourém, no distrito de Santarém, mais de 500 operacionais combatiam o incêndio que teve início às 15h25 em Casal do Ribeiro.

Durante a tarde, o fogo originou cortes de energia, obrigou à retirada de pessoas de uma praia fluvial e esteve próximo de habitações, com os bombeiros a realizarem defesas de perímetro.

Num ponto de situação às 22h, a Protecção Civil identificava outra ocorrência importante no distrito de Lisboa, na zona de Alenquer. No combate ao fogo que começou pelas 15h40 na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres estavam 110 bombeiros, apoiados por 35 veículos.

No Norte, outros dois incêndios que geraram grande preocupação em Gimonde (Bragança) e em Paços de Ferreira foram considerados controlados desde as 19h30.

Quatro distritos vão estar em alerta especial vermelho de incêndios na terça-feira, quando se esperam temperaturas extremamente elevadas e outras condições propícias à propagação de chamas. O Governo anunciou este domingo que irá reforçar acções de patrulhamento e fiscalização em Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu com recurso à GNR e às Forças Armadas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários