Ilustração

Se andas às aranhas com “portuguesices”, há um dicionário ilustrado que te responde à letra

David Siqueira é brasileiro e quando veio para Portugal não entendia muitas das expressões que ouvia. Em vez de ficar de trombas, começou a desenhá-las. No Instagram, publica as ilustrações que são de partir o coco a rir.

Bandulho e Camones. Portuguesices
Fotogaleria
Bandulho e Camones. Portuguesices

"Um camone teve uma dor de burro no bandulho e deu-lhe o badagaio." Proferir esta frase há cinco anos em frente a David Siqueira seria nada mais, nada menos, que um verdadeiro enigma. O brasileiro de 35 anos mudou-se para Portugal e no trabalho ouvia muitas palavras e expressões regionais que não conhecia, mas que lhe soavam “engraçadas”. 

“Encantei-me com essa diferença das expressões até dentro do próprio país”, diz o designer de produto. No metro, a caminho do emprego, começou a fazer ilustrações no telemóvel que se transformaram em conteúdo para uma página do Instagram: Portuguesices.

Para além de provérbios e designações, são também representadas figuras singulares do universo português, como a senhora de um anúncio de bombons que se dirigia a um tal de Ambrósio. Uma breve descrição dos termos e a adaptação para inglês e português do Brasil acompanham os desenhos, que nem sempre são bem aceites há até quem “arme o cão”. Um exemplo é a ilustração dos avecs que “gerou alguma polémica na página, por algumas pessoas considerarem um termo pejorativo, ofensivo”, revela David.

No entretanto, há quem continue a "arreganhar a tacha" com as obras e até já peça um livro que as reúna e objectos com os desenhos estampados. Não estão a falar para o boneco, porque a loja é algo que já está a ser preparado, mas "ainda não é oficial".

Texto editado por Amanda Ribeiro

Armar o cão.
Armar o cão. Portuguesices
Responder à letra.
Responder à letra. Portuguesices
Avec.
Avec. Portuguesices
Apetece-me.
Apetece-me. Portuguesices
Sertã.
Sertã. Portuguesices
Badagaio.
Badagaio. Portuguesices
Andar às aranhas.
Andar às aranhas. Portuguesices
Estou a falar para o boneco?
Estou a falar para o boneco? Portuguesices
Arreganhar a tacha.
Arreganhar a tacha. Portuguesices
Carapau de corrida.
Carapau de corrida. Portuguesices
Sopa de cavalo cansado.
Sopa de cavalo cansado. Portuguesices
Partir o coco a rir.
Partir o coco a rir. Portuguesices
Estás de trombas?
Estás de trombas? Portuguesices
Engolir sapos.
Engolir sapos. Portuguesices
Dor de burro.
Dor de burro. Portuguesices
Paninhos quentes.
Paninhos quentes. Portuguesices
Comer sono.
Comer sono. Portuguesices