Jogos com História: Elas conquistam o palco olímpico

O Europeu de futebol feminino está a apenas a um jogo de coroar as campeãs, deixando para trás um cortejo de grandes espectáculos, belos golos e muito público nas bancadas. A final vai disputar-se praticamente 26 anos depois da partida decisiva dos Jogos Olímpicos de 1996. Foi a estreia delas na grande festa do desporto.

Foto
O futebol feminino está em crescimento, também em Portugal Reuters/CARL RECINE

A 1 de Agosto de 1996 as selecções dos EUA e da China disputaram a final olímpica do futebol feminino. Ironia, ou não, do destino, o jogo disputou-se no Sanford Stadium, em Athens, na Geórgia, que, para além de ser a terra natal da icónica banda rock REM, partilha o nome com a capital da Grécia, berço do olimpismo. Os Jogos do centenário “deviam” ter sido em Atenas, mas o peso dos dólares inclinou a balança para Atlanta, nos EUA. E assim, foi Athens, e não Atenas, a ficar na história como palco da afirmação das mulheres no futebol olímpico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar