Soldados da paz

Este é um agradecimento àqueles que dão de si sem pensar em si. Este é um agradecimento a todos os bombeiros e bombeiras do nosso país.

Foto
Adriano Miranda

Este não será nem um artigo, nem uma crónica, mas apenas um profundo e sincero agradecimento. Um agradecimento àqueles que não têm voz, mas que a sua voz nos salva tantas vezes. Um agradecimento àqueles que a qualquer hora do dia e estejam a fazer o que estiverem a fazer largam tudo para arriscar a sua vida.

Este é um agradecimento àqueles que muitas vezes apenas têm um bilhete de ida e um bilhete de regresso incerto. Este é um agradecimento àqueles que dão de si sem pensar em si. Este é um agradecimento a todos os bombeiros e bombeiras do nosso país.

Estamos perante mais um Verão e com o Verão vêm sempre os incêndios que teimam em destruir tantas vidas humanas e animais. Este ano, temos o dobro dos hectares de terra ardidos em relação ao ano passado, temos milhares de bombeiros a postos para darem a sua vida por nós, mas mesmo assim não são tratados com a dignidade e respeito que merecem.

Não se pode dizer que os bombeiros são tratados com dignidade e respeito quando pagam as portagens para chegarem aos fogos e as associações não são ressarcidas dessa despesa. Quando têm de organizar festas ou explorar um café para conseguirem ter dinheiro para suprimir as suas necessidades. Quando a sua remuneração não corresponde ao risco que correm. Quando só são lembrados quando fazem falta.

Agradeço imensamente a todos os bombeiros e bombeiras deste país, que deixam a sua família para trás para ir proteger a dos outros, que não são recompensados dignamente e não têm subsídio de risco, apesar de colocarem sempre a sua vida em segundo lugar e a nossa em primeiro.

São eles, os bombeiros, uns dos verdadeiros heróis sem capa. Quando precisamos são eles que nos vão socorrer. Espero que o Governo se comece a lembrar disso, porque elogios leva o vento, o que precisamos é de acção e de uma resposta célere e eficaz às necessidades dos bombeiros que tanto fazem pelo nosso país. Que nunca nos esqueçamos daqueles que aparecem quando precisamos, com mais vontade de ajudar do que dinheiro no bolso.

Sugerir correcção
Comentar