Procuradoria espanhola pede oito anos de prisão para Shakira, avança El Pais

Cantora colombiana é acusadda de fraude fiscal de 14,5 milhões de euros.

Foto
Esta semana, Shakira recusou uma proposta da procuradoria espanhola para encerrar o caso em que é acusada de fraude Reuters/HO

O Ministério Público espanhol pediu mais de oito anos de prisão para a estrela colombiana Shakira e uma multa de mais de 23 milhões de euros por um caso de fraude fiscal de 14,5 milhões de euros, avança o jornal espanhol El País nesta sexta-feira. A Procuradoria e os representantes de Shakira não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

Esta semana, a estrela pop rejeitou uma oferta de acordo da procuradoria espanhola para encerrar um caso de fraude em que é acusada de não pagar entre 2012 e 2014, período de impostos em que Shakira diz que não morava em Espanha.

Na quarta-feira, numa declaração, a cantora garantiu que sempre cumpriu as suas obrigações fiscais, considerando o caso “uma violação total dos seus direitos”, acusando a Autoridade Tributária do país de ser “intransigente” e de recorrer a “meios indevidos para exercer pressão”, cita o El País​.

​O Tesouro e o Ministério Público afirmam que, desde que iniciou o seu relacionamento com Gerard Piqué, em 2011, Shakira passou mais tempo em Espanha por ano do que fora do país, valendo-se de publicações nas redes sociais, facturas ou do historial de utilização de cartões de crédito, bem como de dezenas de testemunhos.

A acusação alega ainda que Shakira escondeu os seus rendimentos através de uma rede empresarial baseada em paraísos fiscais, tais como as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Caimão, Malta, Panamá e Luxemburgo.

No total, a procuradoria calcula que Shakira falhou o pagamento à Agência Fiscal de 12,3 milhões de euros de imposto sobre o rendimento singular e a entrega de quase 2,2 milhões de euros, à Agência Fiscal da Catalunha, pela riqueza.

Entre 2011 e Junho deste ano, a cantora teve um relacionamento com o defesa central do Barcelona Gerard Piqué. Então, o casal anunciou a separação, pediu respeito pela sua privacidade de forma a proteger os dois filhos: Milan, de 9, e Sasha, de 7 anos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários