Morreu a comentadora de moda Mariama Barbosa, de cancro no estômago

Foi em Fevereiro que a apresentadora tomou conhecimento de que estava doente. Mariama Barbosa foi mostrando nas redes sociais a evolução da doença.

Foto
Mariama Barbosa tinha 47 anos DR

A comentadora de moda Mariama Barbosa morreu nesta sexta-feira, 29 de Julho, por cancro no estômago, avança a SIC Notícias. Aos 47 anos, Mariama Barbosa era conhecida dos espectadores por participar em programas como Passadeira Vermelha, da SIC, mas também pela sua participação activa na ModaLisboa.

Foi em Fevereiro que a apresentadora de Tesouras e Tesouros, da SIC Caras, divulgou nas suas redes sociais que tinha sido diagnosticada com um tumor no estômago. Então, confessou que o seu mundo “se virou ao contrário” e que estava a ser acompanhada por uma “equipa incrível” do IPO de Lisboa.

“São muitos os nomes estranhos, a angústia do desconhecido. Sei que o que aí vem não vai ser fácil, mas também sei que ter fugido de uma guerra no meu país, me ensinou a olhar as dificuldades olhos nos olhos e seguir em frente”, escreveu. Mariama Barbosa nasceu em 1974, na Guiné-Bissau, e chegou a Portugal aos cinco anos.

Na altura, a apresentadora acrescentou: “Vou ser firme, não perder a esperança e sair disto ainda mais forte. Mais do que nunca, só o (vosso) amor interessa.”

Ao longo dos últimos meses foi partilhando a evolução da doença e no início deste mês revelou que se despedira do seu cabelo, que era a sua imagem de marca. “É mesmo muito duro, magoa e não é uma decisão que se tome de ânimo leve. Felizmente, estou rodeada pelos melhores, dos amigos à família”, desabafou no Instagram.

Nessa publicação, Mariama Barbosa deixa uma mensagem positiva: “À medida que o meu cabelo enfraquecia, algo em mim crescia — a vontade de viver e essa nunca sairá do meu corpo.”

Aliás, a última publicação, feita há uma semana, é a anunciar que dá a voz à personagem Donna Disco, “a chefe implacável dos bandidos”, do novo filme Minions 2: Ascensão de Gru, que está já nos cinemas.

Mariama Barbosa foi jurada do concurso de talentos da RTP1 conduzido por Sónia Araújo, Cosido à Mão, em 2017, porque era um rosto respeitado no mundo da moda. Trabalhou como assistente do designer Dino Alves e foi aderecista e rosto da ModaLisboa. Nos bastidores, aconselha várias figuras públicas em relação à sua imagem.

A moda foi uma área por que se começou a interessar desde cedo, sobretudo por influência da mãe, que considerava ser uma referência de elegância, revela a editora Esfera dos Livros, onde Mariama Barbosa publicou o livro Só é Feio Quem Quer, um guia para “vestir com pinta sem gastar uma fortuna”.

O seu sorriso largo e a maneira fácil com que se expressava catapultou-a para o mundo da comunicação, onde teve uma rubrica de moda na rádio Oxigénio, apresentou o programa Tesouras e Tesouros, na SIC Caras, e assumiu o papel de comentadora do Passadeira Vermelha. Foi também relações públicas da agência Showpress, que representa criadores e marcas de moda.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários