Isabel Fernandes reconduzida como directora do Paços dos Duques e do Castelo de Guimarães

Historiadora e museóloga está ligada às instituições vimaranenses desde 1999. É também vice-presidente do ICOM Portugal.

Foto
Castelo de Guimarães PAULO PIMENTA

Isabel Fernandes, directora do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, distrito de Braga, foi reconduzida no cargo, segundo um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República.

O despacho de nomeação para o cargo de directora do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Igreja de São Miguel do Castelo e Museu de Alberto Sampaio é assinado pela directora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro. De acordo com a nota curricular, que acompanha o despacho de nomeação, Isabel Fernandes é, desde 2014, directora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981), Isabel Fernandes possui o curso de Conservador de Museu (Lisboa, 1983) e doutorou-se em Idade Contemporânea no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2013). Foi também conservadora do Museu de Olaria, em Barcelos, entre 1983 e 1995, directora do Museu de Alberto Sampaio, entre 1999 e 2010, e técnica superior no Museu de Alberto Sampaio/Paço dos Duques, entre 2012 e 2014.

“Tem-se dedicado ao estudo da cerâmica portuguesa, procurando também dar o seu contributo para a reflexão sobre temáticas relacionadas com a gastronomia histórica, os museus e o estudo e inventariação do património móvel. Tem escrito principalmente sobre cerâmica portuguesa, mas também sobre gastronomia histórica e algumas temáticas relacionadas com a museologia”, lê-se na nota curricular.

Isabel Fernandes integra também a unidade de investigação Lab2PT (Universidade do Minho) e o laboratório associado IN2PAST. É ainda vice-presidente do ICOM Portugal, a maior organização de profissionais de museus do mundo, com sede em Paris e que integra cerca de 21 mil profissionais de museus em 146 países.

Sugerir correcção
Comentar