A paisagem diabólica de Silvina Ocampo

Depois de um longo silêncio, os contos de Silvina Ocampo continuam a chegar. Agora é a vez de As Convidadas, livro de maturidade publicado pela primeira vez em 1961. Estamos num território dos diabos onde os anjos têm asas como quase sempre.

Foto
A argentina Silvina Ocampo, brilhante contista da língua espanhola © HERDEIROS DE SILVINA OCAMPO

A alcunha dela era Muñeca, vivia numa casa grande onde ouviu dizer um sermão: quanto maior o luxo, maior a perversão. Queria andar descalça, mas isso nunca lhe foi permitido. Antes, ia ao teatro Cólon e vestia tafetá acassoletado. Tinha um olhar melancólico que enganava os que nunca viram no seu rosto qualquer espécie de perversidade ou de vício. E vigiava Chango, o criado que por vezes também fazia de seu perceptor. É neste ambiente que se vai desenrolar Pecado Mortal, um dos 44 contos reunidos no livro As Convidadas, onde podemos continuar a saber mais da obra de uma das mais brilhantes e originais contistas da língua espanhola, a argentina Silvina Ocampo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar