“Todos os corpos são corpos de praia”: Governo espanhol lança campanha inclusiva

A campanha representa várias mulheres com diferentes tipos de corpo. Para a ministra espanhola dos Direitos Sociais, Ione Belarra, “todos os corpos são corpos de praia”.

Foto
A imagem promocional da campanha junta cinco mulheres com diferentes tipos de corpo, idades e características físicas DR

O Ministério da Igualdade espanhol lançou, esta quarta-feira, uma nova campanha de Verão para incentivar as mulheres, independentemente do seu corpo, a ir à praia.

“Todos os corpos são corpos de praia”, salienta a ministra dos Direitos Sociais e secretária-geral do partido Podemos, Ione Belarra, através do Twitter, acrescentando que “são para ser cuidados, respeitados e desfrutados”.

Nas redes sociais, o Instituto das Mulheres e o Ministério da Igualdade partilharam uma imagem promocional que junta cinco mulheres com diferentes tipos de corpo, idades e características físicas​, incluindo uma mulher que fez uma mastectomia em topless, a aproveitar um dia de praia, acompanhadas pelo slogan “O Verão também é nosso”.

A directora do Instituto das Mulheres, Toni Morillas, também recorreu ao Twitter para passar a mensagem do projecto: “Corpos diversos, livres de estereótipos de género, a ocupar todos os espaços. O Verão também nos pertence. Livres, iguais e diversas.”

Da parte do Ministério da Igualdade brinda-se “por um Verão para todas, sem estereótipos e sem violência estética contra os nossos corpos”. Para Irene Montero, ministra da Igualdade, “todos os corpos são válidos e temos o direito de aproveitar a vida tal como somos, sem culpa ou vergonha”, assinalando que “o Verão é para todas”.

Por outro lado, surgiram algumas críticas a pedir para se incluir homens na campanha e um antigo líder da coligação Esquerda Unida, Cayo Lara, acusou a iniciativa de ser absurda e de tentar “criar um problema onde ele não existe”. Perante as críticas, o Podemos, também de esquerda, usou o Twitter para mandar um recado: “Se os corpos te incomodam, podes ficar em casa a tuitar”.


Texto editado por Carla B. Ribeiro

Sugerir correcção
Ler 14 comentários