António Horta Osório nomeado administrador não executivo da Impresa

A Impresa anunciou hoje que António Horta Osório é o novo administrador não executivo do grupo, na sequência da renúncia ao cargo de João Nuno Lopes, tendo o Conselho de Administração a intenção de designá-lo vice-presidente.

Foto
Adriano Miranda

“A Impresa informa que na presente data o administrador João Nuno Lopes de Castro apresentou a sua renúncia ao cargo de administrador” do grupo, tendo o conselho de administração aprovado designar nesta data, por cooptação, (...) António Horta Osório como novo administrador” para o mandato em curso de 2019-2022, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Além disso, “foi ainda aprovado pelo conselho de administração propor a convocação de uma reunião extraordinária da assembleia-geral para deliberar sobre a alteração do artigo 14.º dos estatutos de forma a permitir a designação de dois vice-presidentes do conselho de administração.

“Após o cumprimento das formalidades legais necessárias, nomeadamente a alteração estatutária que permita a designação de dois vice-presidentes, é intenção do conselho de administração da Impresa que António Horta Osório seja designado vice-presidente do conselho de administração, a par de Francisco Maria Balsemão, que já exerce essas funções, e também presidente do comité de estratégia” do grupo, refere a dona da SIC num outro comunicado.

“Pelo seu notável percurso empresarial, nacional e internacional, e pelas suas qualidades pessoais e profissionais, julgamos que António Horta Osório é uma excelente escolha para administrador do conselho de administração da Impresa. A sua visão e a sua experiência serão certamente um importante contributo para o grupo e para o sector dos media”, afirma Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa e seu accionista maioritário, através da holding Impreger, citado em comunicado.

Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, acrescenta que “António Horta Osório participará activamente na definição da estratégia para o futuro” do grupo, “em tempos de profundas mudanças para os meios de comunicação social”.

Chairman do grupo Credit Suisse até Janeiro deste ano, António Horta Osório demitiu-se do cargo depois de se saber que quebrou as regras de isolamento da pandemia duas vezes, em Julho e Dezembro de 2021. A saída foi anunciada pelo banco um mês após as primeiras notícias sobre um possível incumprimento das normas sanitárias em dois países, o Reino Unido e a Suíça.

É, desde Abril de 2021, presidente não executivo do conselho de administração da Bial, foi presidente executivo do Lloyds (entre Fevereiro de 2011 e Abril de 2021), por convite do governo britânico, tendo sido responsável pela recuperação financeira do banco. Passou também pelo grupo Santander, entre 1993 e 2010, onde exerceu vários cargos, entre os quais CEO em Portugal, Brasil e Reino Unido. Anteriormente tinha estado na Goldman Sachs e Citibank.

A Impresa registou prejuízos de 2,2 milhões de euros no primeiro semestre, o que compara com lucros de 3,3 milhões de euros em igual período de 2021.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários