EUA oferecem à Rússia troca de prisioneiros para libertar Brittney Griner e Paul Whelan

Blinken disse que a oferta foi feita há semanas e que tenciona discutir o tema com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Foto
A basquetebolista Brittney Griner, de 31 anos, está detida desde Fevereiro EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO

O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken revelou esta quarta-feira que os Estados Unidos fizeram uma proposta à Rússia para tentar conseguir a libertação da basquetebolista Brittney Griner e do antigo marine Paul Whelan, detidos na Rússia.

Blinken disse que a oferta foi feita há semanas e que tenciona discutir o tema com o seu homólogo russo, o ministro dos Negócios Estrangeiros Serguei Lavrov. O encontro, a ter lugar, será a primeira conversa formal entre Blinken e Lavrov desde 15 de Fevereiro, cerca de uma semana antes da Rússia invadir a Ucrânia.

A CNN tinha avançado que a administração Biden ofereceu a troca de prisioneiros em Junho, nomeadamente pelo traficante de armas Viktor Bout, que cumpre uma pena de 25 anos nos Estados Unidos.

A basquetebolista Brittney Griner, de 31 anos, está detida desde Fevereiro, acusada de posse de drogas. Regressava ao país para jogar numa equipa russa, no defeso da liga norte-americana (WNBA). Garante que não teve consciência de estar a introduzir substâncias interditas na Rússia, referindo-se à canábis para cigarros electrónicos que tinha na mala.

Paul Whelan foi detido num hotel em Dezembro de 2018 e acusado de espionagem, e depois condenado a 16 anos de prisão. Tem reiteradamente repetido que está inocente e o governo dos Estados Unidos diz que as acusações são falsas.

Desde há muito tempo que os Estados Unidos se têm mostrado contra a troca de prisioneiros, defendendo que isso pode encorajar a tomada de reféns e promover a falsa equivalência entre o que consideram um norte-americano erradamente preso e um estrangeiro justamente condenado.

No entanto, no início de Abril deu-se a troca entre o marine veterano Trevor Reed e o piloto russo Konstantin Yaroshenko, o que pode ser visto como o abrir de portas para decisões similares no futuro.

Blinken e Lavrov têm evitado aparecer juntos, como aconteceu na última reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do G-20, realizada em Bali, Indonésia, a que ambos compareceram. O próximo momento em que se vão cruzar é em 4 e 5 de Agosto, em Phnom Penh, para o Fórum Regional da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Sugerir correcção
Comentar