Descoberto em Angola o que pode ser o maior diamante dos últimos 300 anos

A pedra, Rosa do Lulo, será vendida em leilões internacionais, devendo atingir um preço extremamente elevado.

joias,luxo,impar,leiloes,moda,angola,
Fotogaleria
O diamante Rosa do Lulo DR
joias,luxo,impar,leiloes,moda,angola,
Fotogaleria
O diamante Rosa do Lulo DR
joias,luxo,impar,leiloes,moda,angola,
Fotogaleria
O diamante Rosa do Lulo DR

A empresa mineira Lucapa Diamond Company anunciou, nesta quarta-feira, ter descoberto um diamante rosa puro numa mina em Angola, que acredita ser o maior achado nos últimos 300 anos, recebendo o nome de Rosa do Lulo.

De acordo com o comunicado da Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas, parceiras na Sociedade Mineira do Lulo, o diamante de 170 quilates encontrado na mina do Lulo, no Nordeste de Angola, é um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto e junta-se aos dois maiores diamantes que foram também encontrados na mesma mina.

A descoberta “histórica” deste diamante do tipo IIa, que agrupa pedras particularmente raras e puras, foi saudada pelo Governo angolano, o parceiro da mina. “Este recorde e espectacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um actor importante no panorama mundial da extracção de diamantes”, disse o ministro dos Recursos Minerais angolano, Diamantino Azevedo.

A pedra será vendida em leilões internacionais, devendo atingir um preço extremamente elevado.

Embora a Rosa do Lulo ainda precise de ser cortada e polida para atingir o seu valor total — um processo em que uma pedra pode perder 50% do seu peso —, diamantes cor-de-rosa semelhantes atingiram preços elevadíssimos no passado.

Por exemplo, em 2017, o diamante Pink Star, de 59,6 quilates foi leiloado em Hong Kong por 71,2 milhões de dólares (66,5 milhões de euros, ao câmbio da altura), e continua a ser, até agora, o diamante mais caro da história.

Sugerir correcção
Comentar