Verão vai ficar “normal” e Governo dispensa alerta para incêndios

Os próximos dias serão de algum calor e vento, mas dentro daquilo que é habitual durante o Verão. Beja e Faro passam de alerta vermelho de risco de incêndios para laranja.

Foto
Os próximos dias serão de algum calor e vento, sobretudo no litoral, mas dentro daquilo que é habitual durante o Verão tiago lopes

O Governo decidiu esta terça-feira que não é necessário voltar a activar a situação de alerta para responder aos incêndios florestais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um “quadro normal de Verão”.

“Tudo aponta para que estejamos, já a partir de hoje [terça-feira] e com especial incidência para os próximos dias, num quadro normal de Verão”, transmitiu a secretária de Estado da Protecção Civil, em conferência de imprensa.

Patrícia Gaspar falava aos jornalistas na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (Anepc), em Carnaxide, Oeiras, após uma reunião, por videoconferência, com membros de várias áreas governativas para avaliar as condições meteorológicas e o risco de incêndio.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), transmitidas pela secretária de Estado, os próximos dias serão de algum calor e vento, sobretudo no litoral, mas dentro daquilo que é habitual durante o Verão.

Por isso, o Governo considerou que a situação, não sendo de excepção, também não justifica a activação da situação de alerta e que “o cenário se enquadra perfeitamente na capacidade normal de resposta de antecipação e previsão do dispositivo especial de combate a incêndios rurais” coordenado pela Anepc.

A situação foi reavaliada esta terça-feira depois de, no sábado, o Governo ter decidido igualmente que não era “necessário voltar a activar a situação de alerta”, tendo em conta as previsões meteorológicas àquela data.

A secretária de Estado afirmou ainda que a Protecção Civil vai continuar a acompanhar diariamente a situação e só perante uma alteração do cenário actual é que o executivo volta a avaliar a necessidade de reactivar a situação de alerta ou de contingência.

De acordo com a governante, a estabilização reflecte-se também no número diário de ocorrências, abaixo das 100 nos últimos dias, mas Patrícia Gaspar assegura que as autoridades não vão “baixar a guardar, nem desvalorizar nenhuma situação”.

“Sabemos que este Verão é um Verão agravado com a situação da seca, temos grande parte do país em seca extrema e, por isso, todo o cuidado continua a ser pouco e a Anepc irá manter todo o dispositivo no terreno para responder às eventuais situações que possam vir a surgir”.

Além disso, o Governo vai também reforçar, entre quinta-feira e até domingo, as campanhas de sensibilização nos aeroportos e postos de fronteira terrestre, antecipando o aumento do número de pessoas junto as espaços rurais e florestais durante do mês de Agosto, decorrente do turismo e do regresso temporário de emigrantes ao país.

Patrícia Gaspar reforçou também o apelo à adequação de comportamentos aos espaços rurais e florestais, recordando que se mantêm em vigor as regras e restrições relativas ao uso do fogo e de maquinaria nesses espaços.

Beja e Faro passam para alerta laranja de risco de incêndios

Os distritos de Beja e Faro vão passar de alerta vermelho para laranja, devido ao risco de incêndios rurais, e Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro passam para azul, de risco moderado.

O anúncio foi feito pelo comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, na mesma conferência de imprensa.

Os distritos de Faro e Beja, que estiveram entre segunda e terça-feira em alerta vermelho, o mais elevado, do estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais, vão agora passar para alerta laranja.

Nesse nível vão também manter-se os distritos de Santarém e Setúbal, enquanto Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro passam para alerta azul, o segundo de cinco níveis de alerta, com os restantes distritos do país em alerta amarelo.

Segundo André Fernandes, os reforços operacionais vão manter-se nos distritos em alerta laranja e nos distritos do interior das regiões Norte e Centro.

O comandante nacional fez também um balanço dos incêndios em Portugal, dando conta de um total de 81 ocorrências registadas na segunda-feira e quatro ocorrências significativas activas às 19h00 desta terça-feira.

Os quatro incêndios, em Guarda, Porto, Vila Real e Viseu, mobilizam 437 operacionais, 12 aeronaves e 110 meios terrestres.

Sugerir correcção
Comentar