Robô jogador de xadrez parte o dedo a criança no Open de Moscovo

Criança de sete anos não terá esperado pelo fim da jogada do robô para movimentar peças no tabuleiro, confundindo a máquina.

Foto
Chessrobot é um robô criado especificamente para jogar xadrez Baza/Telegram

Um robô jogador de xadrez partiu o dedo a uma criança durante o Open de Moscovo, realizado na semana passada.

O vídeo divulgado mostra que o Chessrobot ainda estava em movimento depois de atacar uma das peças da criança, numa partida a 19 de Julho. Em vez de esperar pelo fim da jogada, o rapaz de sete anos respondeu rapidamente com um movimento seu, o que terá confundido o Chessrobot, que agarrou e partiu o dedo do oponente.

O incidente foi confirmado à agência Tass pelo presidente da Federação de Xadrez de Moscovo, Sergei Lazarev, que lamentou o sucedido. “É mau, claro. Alugámos o robô, que há muito tempo que é exposto em vários lugares, acompanhado por especialistas”, disse Lazarev.

O vice-presidente da Federação Russa de Xadrez, Sergei Smagin, referiu que o incidente se deveu ao incumprimento das normas de segurança.

“Existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, violou-as. Quando iniciou a sua jogada, não se apercebeu que primeiro tinha de esperar”, disse Smagin. “É um caso extremamente raro, o primeiro de que me lembro”, acrescentou.

Apesar de a acção da criança ter sido o que desencadeou o acidente, Sergei Lazarev sublinhou que os responsáveis pelo robô terão de repensar o sistema para evitar que situações destas possam voltar a acontecer.

Entretanto, os pais da criança já entraram em contacto com o Ministério Público. Sergei Smagin já disse que a Federação Russa vai entrar em contacto com a família para “ajudar no que puder”, sublinhando que o incidente foi uma “coincidência” e que o robô é “absolutamente seguro”.

A organização disse que a criança voltou a jogar no dia seguinte, terminando o torneio com o dedo em gesso e acompanhado por voluntários que o ajudaram a registar os seus movimentos. O canal de Telegram que divulgou o vídeo refere que o rapaz é um dos 30 melhores jogadores de Moscovo com menos de nove anos.

O Chessrobot é um robô criado especificamente para jogar xadrez. Segundo os criadores, está equipado com inteligência artificial e tem capacidade para jogar três partidas em simultâneo.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários