Fogo em Silves corta IC1 e A2. Habitantes retirados por precaução

O fogo, que deflagrou por volta das 13h, tem duas frentes activas e já levou à retirada de habitantes de várias povoações na zona.

Foto
O fogo deflagrou por volta das 13h numa zona de mato da freguesia de São Marcos da Serra Daniel Rocha/Arquivo

Mais de 500 operacionais apoiados por 190 veículos terrestres combatem um incêndio numa zona de mato da freguesia de São Marcos da Serra, no concelho de Silves, no Algarve. Ainda que o vento já tenha abrandado, os bombeiros continuam a encarar o combate com preocupação. Já foram retirados habitantes de várias povoações na zona por precaução e o Itinerário Complementar 1 e a auto-estrada A2 continuam cortados desde o final da tarde desta segunda-feira.

O fogo, que deflagrou por volta das 13h perto da localidade do Fica Bem, tem duas frentes activas e está a lavrar “numa zona de mato e com muitas linhas eléctricas de média tensão, o que dificulta a intervenção dos meios aéreos”, disse à Lusa uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro. Durante a tarde chegaram a operar oito aeronaves.

“Além do relevo do terreno, os bombeiros debatem-se também com a falta de acessos, o vento e a vegetação em stress [hídrico] devido à seca que tem assolado a região”, acrescentou. Segundo a SIC, as estradas são em terra batida e em muitos locais nem sequer há estradas.

Perante a progressão do fogo, a Protecção Civil solicitou à GNR a retirada dos habitantes de diversas povoações, nomeadamente, do Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas, na zona de São Marcos da Serra. Algumas habitações já foram destruídas, como é o caso de uma casa localizada no Monte de S. Martinho.

A auto-estrada A2 foi cortada ao trânsito por precaução, confirmou ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, estando fechada nos dois sentidos, entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro).

Também o Itinerário Complementar (IC) 1 está cortado entre as mesmas localidades. A única alternativa para ir em direcção Norte a partir de Silves é, assim, atravessar Vila Real de Santo António e daí seguir para Beja. Já os que viajam no sentido Norte/Sul, “podem efectuar o desvio no IP2 em direcção a Castro Verde, seguindo depois pela Estrada Nacional 2 em direcção ao Algarve”, segundo referiu à Lusa uma fonte do Comando Territorial de Faro da GNR.

De acordo com os dados disponibilizados no site da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, às 22h45, estavam envolvidos no combate às chamas 556 operacionais, a maioria dos quais bombeiros de diversas corporações do Algarve e do Alentejo, além de equipas de sapadores florestais, da GNR, com o apoio de 199 viaturas.

Segundo a última actualização feita pela Protecção Civil, divulgada às 22h no seu site, este incêndio é considerado uma das “ocorrências importantes” do dia. ​As duas outras são em Vila Real e em Coimbra.

O distrito de Faro está hoje em alerta vermelho de risco de incêndio devido ao vento e às altas temperaturas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários