Erupção vulcânica força evacuação de duas localidades no sul do Japão

A erupção levou à retirada de mais de 50 moradores de duas localidades na ilha japonesa de Kyushu e ao encerramento de escolas. A Agência Meteorológica do Japão já alertou para a possibilidade de queda de rochas vulcânicas e fluxo de lava e cinzas até dois quilómetros.

mundo,meteorologia,japao,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
Vulcão Sakurajima, no Japão, obrigou à retirada de 51 pessoas Reuters/KYODO Kyodo
mundo,meteorologia,japao,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
O Sakurajima, a cerca de mil quilómetros de Tóquio, é um dos vulcões mais activos do Japão Reuters/KYODO Kyodo
mundo,meteorologia,japao,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
A Agência Meteorológica do Japão já alertou para a possibilidade de queda de rochas vulcânicas e fluxo de lava e cinzas Reuters/KYODO

Um vulcão em erupção levou esta segunda-feira à retirada de cinco dezenas de moradores de duas localidades na ilha japonesa de Kyushu, no Sudoeste do país.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) elevou o alerta de erupção para o nível mais alto e aconselhou os 51 moradores de duas localidades perto do vulcão Sakurajima a abandonarem o local.

Esta manhã, 33 pessoas já o tinham feito e encontravam-se num posto de enfermagem, localizado numa área mais segura da região. Segundo a emissora nipónica NHK, os restantes moradores poderão ter sido levados para outros locais.

As escolas da região estão em férias de Verão, mas os estabelecimentos de ensino também encerraram para actividades extracurriculares. “Pomos a vida das pessoas em primeiro lugar e faremos o possível para avaliar a situação e responder a qualquer emergência”, declarou aos jornalistas Yoshihiko Isozaki, representante das autoridades locais.

A JMA já alertou para a possível queda de rochas vulcânicas até três quilómetros da cratera e o fluxo de lava e cinzas até dois quilómetros.

O Sakurajima, a cerca de mil quilómetros de Tóquio, é um dos vulcões mais activos do Japão e entra em erupção regularmente.

Sugerir correcção
Comentar