UE sem margem de erro para a aprovação da proposta de corte de 15% no consumo de gás

Estados-membros negociaram uma série de isenções, excepções e derrogações em troca do seu apoio ao plano da Comissão para responder ao corte de abastecimento da Rússia. A meta de redução global mantém-se nos 15%, mas o esforço pedido a cada país vai ser diferente.

Foto
Plano de redução do consumo de gás na UE foi apresentado a 20 de Julho STEPHANIE LECOCQ/EPA

Descritos como uma “missão impossível”, os esforços da presidência checa para fechar um acordo político, que permita aprovar a proposta da Comissão Europeia para um “Inverno seguro” do ponto de vista energético, conciliando as posições dos países que recusam reduzir o seu consumo de gás em 15% e dos que procuram assegurar a solidariedade dos seus parceiros para enfrentar o previsível corte do fornecimento da Rússia, pareciam esta segunda-feira estar bem encaminhados antes da crucial votação marcada para a reunião extraordinária do Conselho da Energia da União Europeia, em Bruxelas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários