A água que se perde na rede de distribuição do Algarve daria para regar 40 campos de golfe

As barragens ainda têm água suficiente para assegurar o Verão turístico mas o resto do ano é uma incógnita. O principal aquífero da região — Querença-Silves — recebe nota “medíocre” na avaliação da Administração Hidrográfica.

Foto
As fugas nas redes de distribuição, calculadas em 30%, “equivalem aos consumos dos 40 campos de golfe existentes na região Rui Gaudencio

O turismo, considerado o “tractor da economia” do Algarve, pretende reutilizar as águas residuais para regar golfes e espaços públicos. A medida, várias vezes anunciada, é pouco mais do que uma “gota de água” do volume que poderia ser reaproveitado: apenas está previsto, até final do ano, utilizar 8% dos efluentes tratados. Enquanto isso, a quantidade de água potável que se perde nas fugas das redes de distribuição dava para regar todos os golfes que existem na região: 40 campos, que consomem cerca 13 milhões de metros cúbicos/ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários