Tese de investigador português sobre a memória foi premiada na Alemanha

David Brito, cientista da Universidade do Algarve, analisou na sua tese de doutoramento alguns dos mecanismos envolvidos na regulação da memória no cérebro

Foto
“Mecanismos moleculares de formação e persistência da memória no cérebro adulto e envelhecido” é o título do trabalho premiado DR

O português David Brito, investigador do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-R) da Universidade do Algarve, venceu o prémio de melhor tese de doutoramento outorgado por uma fundação de Heidelberg, na Alemanha.

A tese intitulada “Mecanismos moleculares de formação e persistência da memória no cérebro adulto e envelhecido” recebeu o prémio “Foundation BrainAid IZN Dissertion Award 2022”, atribuído pela Fundação BrainAid e focou-se em investigar os mecanismos moleculares associados a aprendizagem em memória.

“Como é que as memórias são formadas no cérebro e quais são as proteínas que levam as memórias a serem formadas de uma forma correcta ou incorrecta. Tanto em condições fisiológicas, ou seja, na ausência de doença, como no processo de envelhecimento”, explicou David Brito, em declarações à Lusa.

Durante os cinco anos em que realizou a tese de doutoramento em Heidelberg, na Alemanha, o investigador português descobriu que três proteínas com papéis um pouco diferentes estão envolvidas na “regulação da memória no cérebro”. O modelo de experimentação animal usado foi o ratinho.

Foto
O investigador David Brito DR

As três proteínas poderão ser relevantes em contexto fisiológico e no envelhecimento, mas também em doenças neurológicas como Perturbação de Stress Pós-Traumático e Síndrome de Rett.

O prémio pretendia distinguir o melhor trabalho de investigação elaborado no âmbito de um consórcio de 59 laboratórios nas universidades de Heidelberg e Mannheim, Max Planck Institute for Medical Research e DKFZ - O Interdisciplinary Center for Neurosciences (IZN).

“Vem reconhecer um trabalho que foi feito durante o meu doutoramento e facilitar a aquisição de futuros projetos que irei desenvolver como pós-doutorado. Dá também visibilidade ao centro onde estou inserido (...) e também vai abrir portas a financiamento”, apontou David Brito.

O investigador português concluiu a licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve, o mestrado em Biologia Celular e Molecular com especialização em neurociências foi realizado na Universidade de Coimbra. O doutoramento foi conduzido em Heidelberg, na Alemanha.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários