Vai-se a Valência por vários motivos: pela praia, pelas laranjas, pelos arrozes, pelas obras de arte que se espalham pela cidade, pelos seus edifícios emblemáticos, da gótica Lonja de la Seda ao modernista Mercado Central. Este ano há mais um motivo para lá ir: a cidade espanhola é a Capital Mundial do Design e até Dezembro ainda há muito para ver. O Frederico Duarte já andou por Valência e traz-nos hoje um roteiro completo para que não perca pitada. Está aqui, não tem nada que agradecer.

O Rui Cunha, por sua vez, propõe-nos um passeio que está nos antípodas: passo a passo até Drave, aldeia desabitada do concelho de Arouca. O último habitante saiu de lá em 2009 e o que agora resta são os vestígios de um Portugal de outros tempos. Vale a pena ler sem pressas.

Pela Ericeira, a Bárbara Wong foi conhecer o primeiro cinco estrelas da zona. Chama-se Immerso e está escondido num alto vale com vistas para o mar. É um hotel familiar e tem dois restaurantes com consultoria do chef Alexandre Silva.

Falando em chef, João Pupo Lameiras, que comanda as cozinhas de vários restaurantes do Porto, acaba de abrir o Espécie, um restaurante vegetariano capaz de vergar carnívoros. O Luís Octávio Costa, praticante vegetariano, foi lá experimentar coisas fritas, volumosas e picantes – e deliciosas. Ora prove.

Esta semana ficou irreparavelmente marcada pela morte de Maria de Lourdes Modesto, a diva da cozinha portuguesa. Entre muitas e merecidas homenagens, o Edgardo Pacheco escreve uma crónica sobre os assuntos pendentes que teve com ela. A não perder.

Nos vinhos, o Pedro Garcias aborda a dramática questão dos incêndios e o Edgardo Pacheco põe à prova Luísa Amorim. A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo lançou um blanc de noirs e, com este pretexto, juntámos numa mesa outros quatro vinhos desta categoria e desafiámos Luísa Amorim a descobrir o copo com o seu vinho. Onde está o meu copo? é uma rubrica do Terroir e este é o seu primeiro episódio. Ainda tendo os vinhos na mira, o Luís Octávio Costa foi conhecer o Botella, um wine bar com um janelão virado para o mar da Foz, no Porto, e que serve copos de vinho cheios de histórias para contar. Saúde!

E com esta me despeço. Volto no próximo sábado com mais sugestões para os seus tempos de lazer. Até lá, bom fim-de-semana e boas fugas – e boas férias, se for caso disso!

Também vale a pena ler

Geranium: no melhor restaurante do mundo não entra carne (mas as flores são rainhas)

No antigo edifício Entreposto, ergueu-se um rooftop com mais de 3000 metros quadrados

Em Espanha, um casal hospedou-se num hotel e assaltou a adega: terá levado 1,6 milhões de euros em vinho

Carine Patrício e a vida de escanção. "Levanto-me às 4h30 para estudar"

Seixal volta a fazer Splash! Um parque aquático junto ao cais fluvial