Ser músico em Portugal, uma exposição que vai do “tostão” ao playback

Uma exposição patente no Museu da Música Portuguesa traz uma nova luz ao associativismo musical em Portugal. O PÚBLICO fez uma visita guiada a Ser músico em Portugal, onde se abrem pistas para uma história da música menos conhecida: a da vida material dos músicos e da sua organização colectiva.

cultura,museus,trabalho,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Orquestra da Associação Música 24 de Junho e o maestro francês Olivier Métra (1830-1889), 1881. ISC-MF ISC-MF
cultura,museus,trabalho,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Banda de música do século XVIII. Arquivo Histórico Militar. Arquivo Histórico Militar/ISC-MF
cultura,museus,trabalho,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Uma das salas do Museu da Música Portuguesa, na Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril cortesia ISC-MF
cultura,museus,trabalho,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Carteira profissional do músico
cultura,museus,trabalho,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Brochura da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, 1912 ISC-MF

A história da música em Portugal foi muitas vezes contada como uma série de obras-primas, acompanhadas com listas de grandes compositores e intérpretes-estrelas, com um pano de fundo contextualizador vindo da história social e política. Mas há uma história menos conhecida que está por contar: a história material e quotidiana dos músicos, as condições sociais e económicas desses protagonistas anónimos de uma vida musical bem mais rica do que poderíamos pensar. Como se organizaram? Como se defenderam enquanto classe profissional? Que greves fizeram, que lutas travaram? De que viviam realmente? Uma história que alarga consideravelmente os nossos horizontes e que permite compreender as grandes transformações que se deram no meio musical português, mas também algumas surpreendentes continuidades. De tudo isto nos fala a exposição Ser músico em Portugal (1750-1985) – uma viagem pela história do associativismo musical em Portugal, que o PÚBLICO visitou acompanhado por dois dos seus organizadores, os musicólogos Cristina Fernandes (crítica do PÚBLICO) e Manuel Deniz Silva. Falámos também com Tiago Manuel da Hora, outros dos investigadores do INET-md - Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, responsáveis pela produção e curadoria da exposição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar