Vela deixada a arder no meio de um pinhal provocou incêndio em Oliveira de Frades

A Polícia Judiciária deteve um cantoneiro de 59 anos por suspeitas de ser o autor do incêndio que destruiu mais de um hectare de área florestal na localidade de São João da Serra, no distrito de Viseu.

Foto
O incêndio destruiu mais de um hectare de área florestal Adriano Miranda

O incêndio florestal que deflagrou no final da tarde de 20 de Julho na localidade de São João da Serra, em de Oliveira de Frades, Viseu, foi provocado por uma vela deixada a arder no chão, no meio de um pinhal, inserido numa zona de extensa mancha florestal, segundo a Polícia Judiciária (PJ). Este incêndio destruiu mais de um hectare de área florestal.

Em comunicado a PJ informou que já deteve e procedeu à identificação “fora de flagrante delito”, na madrugada desta sexta-feira, do “presumível autor do crime de incêndio florestal”. A investigação foi levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro com a colaboração do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR do Destacamento de Viseu.

A PJ refere, no entanto, que “não foi possível determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação para além de um quadro grave de alcoolismo”. O incêndio, sublinha a Judiciária, foi “debelado com recurso a vários meios aéreos e a um relevante número de viaturas e bombeiros cujo pronto e robusto combate impediu consequências ainda mais gravosas”.

O detido, um cantoneiro com 59 anos de idade, será entretanto interrogado na comarca de Viseu por um juiz de instrução criminal que lhe aplicará as medidas de coacção a que ficará sujeito durante a restante investigação ao caso.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários