Tribunal levanta suspensão a adjudicação para transportes na Área Metropolitana do Porto

Municípios do Grande Porto terão que esperar ainda por outra decisão da justiça para que processo seja desbloqueado.

Foto
Nova organização dos transportes vai estender Andante a toda a Área Metropolitana do Porto Paulo Pimenta

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAF) levantou na quinta-feira a suspensão que recaía sobre o concurso público para o serviço de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP). Uma acção interposta por três empresas que perderam o concurso estava a travar a adjudicação dos contratos, mas não era a única. Há um outro processo em curso, também com efeito suspensivo, sobre o qual o tribunal tem que decidir.

O concurso para reorganizar o serviço de transportes na AMP estava dividido em cinco lotes mas, neste caso, a contestação a apenas um estava a travar a adjudicação dos restantes quatro. Em causa está o lote quatro, da zona Sul - Nascente, que abrange Gaia, Porto, Espinho, Santa Maria da Feira e Ovar, com mais de 91 linhas previstas.

Para justificar o levantamento do efeito suspensivo, o TAF do Porto refere que é possível que só se obtivesse uma decisão transitada em julgado em Julho de 2023. Ora, caso se mantivesse a decisão de suspender a adjudicação, considerando que as empresas que actualmente asseguram o transporte rodoviário só têm autorizações provisórias para o fazer até 3 de Dezembro de 2023 e a AMP não tem meios próprios para cobrir o serviço, “não haverá depois tempo suficiente” para organizar a operação.

Esse vazio implicaria “um gravíssimo prejuízo para o interesse público”, lê-se na decisão a que o PÚBLICO teve acesso. “A AMP não pode, manifestamente, ficar a aguardar o trânsito em julgado dos autos principais para, em seguida, retomar a tramitação do procedimento a tempo de iniciar-se a operação”, sublinha o tribunal. O “grave prejuízo” torna-se ainda mais notório com a inclusão de linhas que servem transportes escolares no lote 4, é referido.

O TAF entende também que, para as empresas que contestaram a adjudicação, “não se identifica um único prejuízo que decorresse do levantamento do efeito suspensivo”. Contactado pelo PÚBLICO, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, diz que prefere aguardar que os juristas da entidade analisem a decisão antes de comentar, até porque pode haver lugar a recurso. Admite que possa ser uma vitória, mas é cauteloso, até porque o tribunal levantou o efeito suspensivo, mas pode ainda vir a dar razão às empresas que contestaram o concurso na acção que continua o seu curso na justiça.

Acresce que há outro processo a decorrer que tem igualmente um efeito suspensivo, explica ao advogado da Xerpa Mobility, Durval Tiago Pereira, empresa que ganhou o concurso do lote 5 e é parte contra-interessada neste processo. Esse outro processo aguarda ainda decisão da justiça e só depois de ser conhecida a nova avaliação do TAF poderá avançar a adjudicação.

Para já, a decisão do tribunal relativamente ao lote quatro é mais um passo na já longa história do concurso para a nova rede de transportes na AMP. O procedimento arrancou em 2020, mas, num primeiro momento, a contestação judicial de alguns dos concorrentes preteridos travou o seu avanço. A recusa do município de Gondomar em assinar o contrato de concessão também atrasou a entrada em funcionamento da nova rede de transportes.

Enquanto Lisboa já tem a sua Carris Metropolitana em operação (apesar dos vários problemas e atrasos), o processo no Porto continua a marcar passo. A entrada em funcionamento da nova rede de transportes na AMP vai fazer com o tarifário intermodal Andante se estenda a toda a região.

Sugerir correcção
Comentar