Pedro Abrunhosa cantou: “Vladimir Putin, go fuck yourself”. Embaixada russa já reagiu

Num concerto no festival AgitÁgueda, o cantor português aproveitou a sua canção Talvez Foder para criticar a invasão da Ucrânia. Em resposta, a embaixada russa disse que já convocou os “órgãos competentes de aplicação da lei” para tratarem da situação.

Foto
"Eu não escrevi nenhuma música para pedirmos desculpa, eu escrevi uma música para pedirmos justificações”, disse Abrunhosa durante o concerto Nelson Garrido

Durante um concerto no primeiro dia do festival AgitÁgueda, que começou a 2 de Julho e que decorre até este domingo, em Aveiro, o cantor português Pedro Abrunhosa resolveu aproveitar o seu tema Talvez Foder para mostrar a sua desaprovação para com o Presidente russo Vladimir Putin e criticar a invasão da Ucrânia. Agora, a embaixada da Rússia em Portugal lançou um comunicado a criticá-lo e a dizer que já informou “através dos canais diplomáticos os órgãos competentes de aplicação da lei”.

No vídeo do concerto publicado pelo festival ouve-se a plateia a cantar com Abrunhosa o verso “Vladimir Putin, go fuck yourself(a partir do minuto 26). Além do nome do Presidente, o cantor português menciona na adaptação desta sua canção as expressões como “barco russo”, “soldados russos” e “mísseis russos”. À medida que o público ia entoando as frases, o cantor continuava a incentivar: “Este grito hoje tem que se ouvir em Moscovo e em Kiev”.

  • Veja no YouTube todo o espectáculo de Pedro Abrunhosa no festival AgitÁgueda

A uma dada altura da canção, refere que nunca escreveu “uma música com meias palavras”. Segundo Abrunhosa, “a palavra menos obscena nesta música é a palavra foder. Tudo o resto é violência, é violação, é morte, é destruição. Eu não escrevi nenhuma música para pedirmos desculpa, eu escrevi uma música para pedirmos justificações”.

Num comunicado publicado no Facebook no dia 20 de Julho, a embaixada russa reagiu à provocação de Pedro Abrunhosa, denunciando o que considerou terem sido “gritos vergonhosos” e palavras “grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia, bem como os seus mais altos dirigentes”.

O comunicado surge no seguimento de ter recebido “cartas de compatriotas russos zangados que afirmam estar chocados pelo comportamento de um dos famosos cantores portugueses”, explicou a embaixada.

No final, ainda se dirige directamente ao cantor: “as suas palavras, indignas do homem de cultura que, ainda por cima, representa o país, que está a manifestar-se abertamente contra qualquer tipo de ódio e discriminação, foram ouvidas. As respectivas conclusões serão tiradas.”

Não é a primeira vez que Pedro Abrunhosa aproveita a sua canção Talvez Foder, que saiu, em 1995, no álbum F lançado pelo cantor em conjunto com Os Bandemónio, para fazer críticas políticas e sociais e assumir a sua posição. Logo em 1995 usou o tema para contestar o desempenho político do então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva.

Sugerir correcção
Ler 52 comentários