Fim-de-semana na TV: Reininho, orquestras, Portugueses pelo Mundo e uma Flor do Deserto

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Flor do Deserto passa na RTP1, no domingo à noite

CINEMA

Mustang
RTP2, sábado, 17h13
Lale e as suas quatro irmãs são apanhadas a brincar na praia com uns colegas. Os familiares interpretam mal a situação e decidem fechá-las em casa e começar a planear os seus casamentos. Mas elas encontram formas de contornar as regras e escapar daquela prisão. Estreia na realização de longa-metragem de Deniz Gamze Ergüven, Mustang foi nomeado para o Óscar de melhor filme internacional.

Ouro
AMC, sábado, 22h10
Quando um geólogo lhe demonstra o enorme potencial do negócio do ouro, Kenny Wells (Matthew McConaughey) deixa tudo para trás e parte para a Indonésia. Ali monta um negócio altamente rentável. Mas acaba por perceber que se deixou enredar num esquema fraudulento de proporções internacionais. Realizado por Stephen Gaghan, segundo um argumento seu, de Patrick Massett e John Zinman, o filme inspira-se no Bre-X, um escândalo real com companhias canadianas nos anos 1990.

American Animals - O Assalto
RTP1, sábado, 00h50
Em 2003, um grupo de jovens liderado por Spencer Reinhard assalta, vestindo-se de idosos, a biblioteca da Transylvania University. Tudo para roubar um conjunto de livros raros, com The Birds of America, de John James Audubon, à cabeça. É uma história verídica que correu mal e que, neste filme de Bart Layton, é contada não como recriação, mas através de entrevistas a pessoas reais, num misto de documentário e ficção.

Um Amigo Extraordinário
AXN White, domingo, 21h25
Dirigido por Marielle Heller, este filme biográfico debruça-se sobre a amizade improvável entre Fred Rogers (1928-2003), o anfitrião de um famoso programa infantil americano, e um jornalista. Este é ficcionado na personagem de Lloyd Vogel, mas tem correspondência na vida real em Tom Junod. Matthew Rhys surge na pele do repórter; Tom Hanks na de Rogers.

A Pior Pessoa do Mundo
TVCine Top, domingo, 21h30
Julie está quase a fazer 30 anos mas ainda não sabe o que quer. Quando o namorado lhe diz que pretende avançar na relação, ela fica perdida. Sentindo-se uma mera espectadora da própria vida, resolve testar os limites e experienciar uma série de coisas antes de tomar decisões definitivas. Duplamente nomeada para os Óscares, a quinta longa-metragem de Joachim Trier competiu pela Palma de Ouro em Cannes, onde Renate Reinsve ganhou o prémio de melhor actriz.

Mulher-Maravilha
Hollywood, domingo, 22h
Com realização de Patty Jenkins e argumento de Allan Heinberg, um filme de acção e aventura que vai às origens de uma das mais representativas personagens da DC Comics: Diana, a princesa guerreira amazona que ficará conhecida como a heroína Mulher-Maravilha. Gal Gadot ocupa o papel titular; Chris Pine, Robin Wright, Danny Huston, David Thewlis, Connie Nielsen e Elena Anaya juntam-se ao elenco.

Flor do Deserto
RTP1, domingo, 00h30
Realizado por Sherry Horman, relata a história verídica da supermodelo Waris Dirie (Liya Kebede). Nascida na Somália, em 1965, aos 13 anos é vendida pela família para se casar com um homem de 60. Ela foge e, percorrendo sozinha o deserto somali durante vários dias, chega a Mogadíscio, onde uns parentes a acolhem e a enviam para Londres. Já em Inglaterra, trabalha como empregada de mesa até ser descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). É no auge da sua carreira como modelo internacional que revela ao mundo que foi vítima de excisão feminina aos cinco anos e inicia uma luta contra esta tradição, tornando-se embaixadora da ONU.

DOCUMENTÁRIOS

Portugueses pelo Mundo - Comunidades
RTP1, sábado, 21h01
A série documental mais viajada do canal público regressa, após uma interrupção de quase dois anos, com novas histórias de portugueses espalhados pelo mundo mas concentrados em comunidades. A primeira paragem desta ronda é Lausanne, na Suíça. O cicerones são Filipa Carvalho, fisioterapeuta de 38 anos, natural de Montalegre, que ali chegou depois de uma primeira experiência em França; José Carlos Silva, de 58 anos, que se estabeleceu como empresário de estores em 1987, vindo de uma aldeia de Leiria; e Sara Teixeira, de 24 anos, lusodescendente a estudar na universidade da cidade. O mapa de comunidades lusas além-fronteiras continuará a desenhar-se semanalmente, por esta hora.

A Toda a Velocidade
AMC Break, sábado, 22h
Estreia. O piloto de motas britânico Guy Martin pode ter-se retirado das corridas, mas continua a ter sede de velocidade. Esta série de 17 episódios segue-o nas suas tentativas de bater recordes, acompanhando todo o processo de preparação. Esta noite, vemo-lo experimentar a Fórmula 1 e, logo a seguir (às 23h30), a participar no Nevada Open Road Challenge a bordo da sua Ford Transit. Nos próximos capítulos, há-de aventurar-se de carro, de bicicleta e até num dirigível.

Mussolini, O Imperador Fascista
História, domingo, 13h05
Retrato do ditador italiano Benito Mussolini através de testemunhos de quem viveu sob o seu jugo e de comentários da historiadora Marie-Anne Matard-Bonucci. Fundador do Partido Nacional Fascista, o autoproclamado “Il Duce” estabeleceu-se no poder em 1922. Três anos depois, abolia quaisquer traços de democracia e instaurava um Estado totalitário com tentáculos opressivos. Aliado da Alemanha de Hitler durante a II Guerra Mundial, seria executado sumariamente meses antes do fim do conflito, em Abril de 1945, às mãos de comunistas que o capturaram quando tentava fugir.

EUA: Natureza Selvagem
Odisseia, domingo, 13h20
Crias de bisonte nas planícies do Dakota do Sul, beija-flores nos desertos do Arizona, ovos de caranguejo-ferradura prontos a eclodir na Costa Leste, góbios em migração nas cascatas do Havai. É a Primavera a despertar no primeiro episódio da série documental que percorre os EUA ao ritmo das estações. O Verão, o Outono e o Inverno são captados nos capítulos seguintes, para ver em maratona.

TALK-SHOW

Depois, Vai-se a Ver e Nada
RTP1, sábado, 22h37
Rui Reininho encontra-se com José Pedro Vasconcelos na Póvoa de Varzim para, entre trocas de ideias, desafios e várias imprevisibilidades, “conversar, actuar e tentar lembrar-se do que andou a fazer nos anos 1980”, anuncia a RTP.

MÚSICA

Festival ao Largo
RTP2, sábado, 22h04
O maestro paulista Roberto Tibiriçá dirige um concerto de celebração do bicentenário da independência do Brasil, integrado no Festival Ao Largo 2022, que está a decorrer até 30 de Julho no Largo de São Carlos, em Lisboa. O programa é pautado por obras de três compositores brasileiros: Carlos Gomes (Fosca), Heitor Villa-Lobos (suíte Bachiana Brasileira n.º 4) e Francisco Mignone (Maracatu de Chico-Rei). A interpretação é da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Orquestra Gulbenkian - Lisboa Na Rua 2020
RTP2, domingo, 22h58
Em 2020, por força dos constrangimentos pandémicos, a Orquestra Gulbenkian não pôde cumprir a tradição de participar no Lisboa na Rua com um grande concerto num jardim. Em compensação, deu três em casa, no seu Grande Auditório. O último foi este, gravado a 18 de Setembro. O maestro Mihhail Gerts dirige o agrupamento na interpretação de obras de Mozart, Haydn e Brahms, com o clarinetista Carlos Leite como solista em destaque.

INFANTIL

A Lenda dos Guardiões (V. Port.)
Hollywood, sábado, 10h40
Soren sonha tornar-se um dos lendários guardiões de Ga’Hoole, defensores do Reino das Corujas. Mas, primeiro, tem de enfrentar o seu receio mais terrível (e inconfessável para uma coruja): voar. Zack Snyder realiza esta adaptação dos primeiros livros da saga escrita por Kathryn Lasky.

Ferdinando (V. Port.)
Fox, domingo, 9h45
Carlos Saldanha (Idade do Gelo, Rio) realiza esta aventura animada em que um touro é escolhido para entrar nas arenas de Madrid. Só que o animal, apesar de imponente, é uma alma sensível, que só quer sentir o aroma das flores e voltar para casa.

Sugerir correcção
Comentar