Como baixar a conta da luz? Parando todos de pagar, diz uma campanha

A Don’t Pay é uma campanha que quer convencer um milhão de pessoas no Reino Unido a deixar de pagar as facturas de energia para forçar as empresas “a pôr fim a esta crise”.

Foto

O objectivo é claro: forçar a redução do valor das facturas energéticas para uma quantia acessível. Para lá chegar, a campanha Don’t Pay quer convencer um milhão de pessoas no Reino Unido a deixar de pagar as contas, caso o governo britânico avance com nova subida de preços a 1 de Outubro.

“Mesmo que uma fracção daqueles de nós que estão a pagar por débito directo páre os pagamentos, será suficiente para colocar as empresas de energia em sérios problemas, e elas sabem disso. Queremos trazê-las para a mesa e forçá-las a pôr fim a esta crise”, comunicam no site.

Até ao momento, já se inscreveram na campanha 3979 pessoas. O movimento só irá para frente se forem reunidos um milhão de apoiantes. “Um milhão parece muito, mas mais milhões já estarão a pensar se poderão pagar [as contas] quando chegar o Inverno e pagar as outras coisas de que precisam para eles e as suas famílias sobreviverem”, atestam.

O grupo End Fuel Poverty Coalition, que representa mais de 50 organizações, já avisou que a crise energética poderá deixar 8,5 milhões dos lares do Reino Unido incapazes de aquecer e alimentar as respectivas casas.

Texto editado por Renata Monteiro

Sugerir correcção
Comentar