Há um novo velho fado no Porto: Ideal estreia casa de fados tradicionais na Baixa

A partir desta sexta-feira, na rua do Ateneu Comercial, o fado é outro. No novo espaço do Ideal Clube de Fado, silêncio que se vão cantar todos os dias os clássicos dos clássicos.

Foto
No novo Ideal Clube de Fado dr

Prometem-se “concertos e tertúlias diárias em plena Baixa”. Garante-se a “tradição mais autêntica do fado clássico”. É o novo Ideal Clube de Fado, com estreia marcada para esta sexta-feira, 22 de Julho.

O Ideal começou a sua carreira em 2019 no restaurante e bar Galeria de Paris. Na ementa: uma “proposta de concertos diários exclusivamente dedicados ao fado tradicional”, sublinha-se em comunicado, com um detalhe à farpa de despique fadista: “surgiu como uma forma de contrariar a tendência de se adaptar o repertório dos fadistas, ao incluir marchas, folclore e outras canções, para que o fado se torne mais comercial e turístico”.

Agora, é tempo de um novo fado, pelo menos em termos de espaço e morada, que em termos de canção nada se muda.

Na rua do Ateneu Comercial do Porto, 32​, ​não vai faltar movimento: “concertos diários de fado puro ao final da tarde"; homenagens às “personalidades que marcaram a história do fado” às sextas, sábados e domingos; programa paralelo de concertos de fados “dedicados a temáticas específicas"; aulas de canto para fado, de guitarra portuguesa e de viola; e workshops e tertúlias de poesia para fado tradicional.

Foto
No novo Ideal Clube de Fado dr

O primeiro concerto do resto da vida do novo Ideal acontece esta sexta, a partir das 21h, com “tributo a Fontes Rocha e a Beatriz da Conceição”, ou seja, a um dos maiores mestres de sempre da guitarra portuguesa (1926-2011), e a uma das intérpretes mais real, sábia e imponente da história do fado (1939-2015).

Como ambos nasceram no Porto, foram escolhidos para a primeira homenagem Ideal, que contará com as vozes de Carla Cortez, Fernanda Moreira, Gina Santos e Pedro Ferreira, além de Mário Henriques na guitarra portuguesa e Ricardo Pons na viola.

Os concertos diários estão marcados para as 18h e 19h30. Às sextas e sábados, também às 21h. Quem quiser meter-se à conversa e aprender mais do mundo do fado, há tertúlias diárias às 17h30.

Sugerir correcção
Comentar