Economia “cheia de nuvens” lida agora com subida mais rápida dos juros

BCE fez a sua primeira subida de taxas de juro em 11 anos e, com um aumento de 0,5 pontos percentuais, foi mais longe do que aquilo que tinha dito que ia fazer há apenas um mês. A resposta mais decidida contra a inflação pode, contudo, abalar uma economia já sob a ameaça dos cortes do gás russo.

Foto
Christine Lagarde, presidente do BCE, anunciou subida de 0,5 pontos nas taxas de juro Reuters/WOLFGANG RATTAY

Para além de estar sob a ameaça do impacto negativo severo que um corte do fornecimento de gás da Rússia teria em muitos países, a economia europeia tem agora de lidar com um banco central que, confirmou-o esta quinta-feira, está cada vez mais a assumir que a sua grande preocupação está na inflação e não no risco de recessão. Uma subida inicial mais rápida do que o esperado das taxas de juro é agora o cenário que empresas e famílias europeias irão ter de enfrentar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários