A origem de sangue quente nos mamíferos revelada pelo ouvido interno

Um grupo de antepassados dos mamíferos, no Triásico Superior, já teria sangue quente. A conclusão é de uma equipa liderada por um cientista português.

Foto
Ilustração de um mamaliamorfo com sangue quente, evidenciado pela expiração de ar quente Luzia Soares

A capacidade de o nosso corpo produzir e conservar calor é fundamental para conseguirmos viver num grande espectro de temperaturas. Ao contrário do que os cientistas pensavam, esta capacidade, chamada “endotermia”, não evoluiu ao longo de dezenas de milhões de anos. Pelo contrário, desenvolveu-se rapidamente (em menos de um milhão de anos) no corpo dos antepassados dos mamíferos, com o aparecimento do pêlo e de novos mecanismos metabolismo que permitiram esta preservação da energia. E, quase de um momento para o outro, “clique": os antepassados dos mamíferos ganharam o que também se apelida de sangue quente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários