Do #BookTok ao #BookClub, o TikTok lança um clube de leitura oficial — Jane Austen é a primeira

A cada mês, uma obra é escolhida e os utilizadores da rede social vão poder “criar e partilhar as próprias críticas” literárias, segundo o comunicado do TikTok. Começa com a leitura de Persuasão, de Jane Austen.

Foto

Foram-se os dias em que as salas de aula vazias, livrarias ou a sala de estar de casa eram pontos de encontro para clubes de leitura. Hoje, os clubes do livro fazem parte das redes sociais. Através de hashtags, milhões de leitores partilham listas de recomendações e opiniões na plataforma TikTok. A pensar nisso, a empresa decidiu criar um clube de leitura oficial, que servirá como um espaço virtual para leitura e discussão durante as férias de Verão.

“Foi incrível ver o #BookTok (uma comunidade de leitores da plataforma) tornar-se um fenómeno verdadeiramente global, que está a ter um impacto profundo no mundo literário”, declara James Stafford, chefe de parcerias e comunidade da empresa. Agora, “estamos a criar um novo formato de clube do livro, para que a nossa comunidade possa continuar a conectar-se, iniciar conversas e partilhar os livros que mais gosta”.

A cada mês, uma obra é escolhida e os utilizadores da rede social vão poder “criar e partilhar as próprias críticas” literárias, segundo o comunicado do TikTok. O projecto gratuito vai contar com a participação de cinco criadores de conteúdo da plataforma, intitulados “BookTok Laureates”.

Sarel Madzebra, uma das influenciadoras envolvidas na iniciativa, afirma que no “clube de leitura vamos escolher alguns livros incríveis, ler e conversar juntos como uma comunidade”. A britânica confessa ainda que mesmo não sendo fã dos clássicos, pensa que Persuasão (a primeira selecção do #BookClub), da autora Jane Austen, é um óptimo livro para começar o projecto.

A escolha do romance escrito em 1817 baseia-se no recente lançamento da adaptação da obra pela plataforma de streaming Netflix. “Se eu já escolhi, espontaneamente, ler um clássico? Não, nunca na minha vida. No entanto, quem não quer fazer parte do grupo daqueles que leram o livro antes de assistirem ao filme?”, afirma a criadora de conteúdo Eden Reid.

A lista de “laureados” inclui também os autores Ben Mercer e Jack Edwards, além da tiktoker Alicia. No fim do mês, os cinco influenciadores farão, juntos, discussões ao vivo na plataforma sobre a leitura.

Texto editado por Renata Monteiro

Sugerir correcção
Ler 1 comentários