Temperaturas recorde provocam incêndio na cidade de Londres

A mais alta temperatura alguma vez registada no Reino Unido foi batida duas vezes. Primeiro em Heathrow, nos arredores de Londres, com 40,2 graus, e depois em Lincolnshire, na costa do mar do Norte, com 40,3 graus.

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta terça-feira em Londres, em consequência do “enorme aumento” de temperatura em toda a capital britânica, num dia registado como o mais quente de todos os tempos no Reino Unido.

O presidente da câmara da cidade, Sadiq Khan, afirmou que a Brigada de Incêndio de Londres (LFB) estava “sob imensa pressão” e pedia às pessoas para zelarem pela sua própria segurança, sublinhando que o país se encontra numa situação “crítica e sem precedentes”.

Isto ocorre depois de incêndios de média dimensão numa vila a leste de Londres, que danificaram habitações e acabaram por alastrar. Neste momento, a LFB enviou já enviou 15 veículos e cerca de 100 bombeiros para a zona de Green, em Wennington, onde as chamas terão atingido vários edifícios (uma foi destruída) e os campos adjacentes.

Numa altura em que a Europa regista as maiores temperaturas dos últimos anos, o Reino Unido ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 40 graus centígrados, registados na na região de Heathrow, onde fica o principal aeroporto do país. “London Heathrow relatou uma temperatura de 40,2 graus celsius às 12h50 de hoje [terça-feira]”, acrescentou Khan, sublinhando que as temperaturas ainda estão a subir em muitos lugares e que as pessoas precisam de permanecer “conscientes do tempo” e dos seus perigos. Contudo, foi na região de Lincolnshire que o valor mais elevado foi registado – 40,3 graus Celsius.

O Corpo de Bombeiros de Londres, por sua vez, “acaba de declarar um grande incidente em resposta a um grande aumento de incêndios na capital”. “Estamos perante uma situação crítica e um momento único. Por favor, mantenham-se seguros. Quando tivermos mais informação, partilhá-la-emos”, concluiu a organização.

Para além disto, pediram aos cidadãos que “não façam churrascos na relva ou nas varandas”, que “não deixem garrafas partidas ou vidros na relva ou na rua (podendo dar início a outro incêndio)”, que “deitem fora os cigarros com segurança” e que “relatem um incêndio assim que o virem”.

“Não corram riscos. Permaneçam seguros longe do calor”, concluíram.

Boris Johnson já agradeceu o esforço de todos os bombeiros no combate aos fogos que consomem a capital do Reino Unido e aconselhou a todos os cidadãos que sigam, cautelosamente, os conselhos dados pelas devidas organizações, pelos especialistas e pelo próprio governo.

Os britânicos estão a preparar-se para temperaturas ainda mais altas depois deste recorde nacional ter sido quebrado, uma vez que especialistas, citados pela CNN, não prevêem quaisquer baixas de temperatura. Às 11h, as temperaturas atingiram 36,9 graus no Royal Botanic Gardens, em Kew, a oeste de Londres e 36,6 graus em Heathrow e St. James Park, no centro de Londres. Depois dessa hora a temperatura não parou de subir.

Em Suffolk, no leste de Inglaterra, a linha de caminho-de-ferro atingiu os 62 graus Celsius. “A temperatura da linha pode ser cerca de 20 graus mais alta do que a temperatura do ar, fazendo com que ela se expanda, dobre e, possivelmente, parta”, esclareceu a Network Rail, empresa pública que administra a infra-estrutura ferroviária na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

“De facto, esperamos que as temperaturas de hoje [terça-feira] expandam cada quilómetro do percurso em cerca de 30 centímetros. Temos cerca de 30.000 quilómetros de comprimento de ferrovia em tempos normais, mas hoje este comprimento é 9 km mais comprido”, revelou a empresa pública.

A acrescentar a este incêndio de grandes dimensões na capital, a LFB tem outra dezena de fogos para combater no Reino Unido. Esta terça-feira, a organização já enviou: trinta carros de bombeiros e cerca de 175 bombeiros para um incêndio em Pea Lane em Upminster; doze carros de bombeiros para Uxbridge Road em Pinner; dez carros de bombeiros para Green Lanes, onde cerca de 70 bombeiros permanecem no local; oito carros de bombeiros para Oaks Road, Croydon; oito carros de bombeiros para Ballards Road, Dagenham; oito carros de bombeiros para Broadway, Wembley; seis carros de bombeiros para Sunningfields Crescent, Hendon; quatro carros de bombeiros para Chapel View em Croydon; e quatro carros de bombeiros para Sidcup Road, Eltham.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários