Negociações de adesão da Albânia e a Macedónia do Norte à UE já começaram

Bruxelas não perdeu tempo depois da Bulgária retirar o veto que travava o processo. Primeira conferência intergovernamental realizou-se esta terça-feira. “Não é o princípio do fim, só o fim do princípio. Mas precisávamos disto”, admitiu o primeiro-ministro albanês, Edi Rama.

Foto
Petr Fiala, Dimitar Kovacevski, Edi Rama e Ursula von der Leyen antes da conferência intergovernamental EPA/STEPHANIE LECOCQ

Numa curta cerimónia antes do arranque da primeira conferência intergovernamental para a adesão da Albânia e da Macedónia do Norte à União Europeia, esta terça-feira, em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou as “inúmeras mudanças e reformas” levadas a cabo pelos dois países e prometeu mais oportunidades, mais investimento e uma “colaboração ainda mais próxima” entre Bruxelas e Tirana e Skopje — que esperam tornar-se “exemplos positivos” da mais rápida entrada de sempre no clube, depois de muitos anos de espera.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários