Entre recessão e inflação, BCE avalia subida de juros maior do que a prevista

Banco central liderado por Christine Lagarde vai, na quinta-feira, realizar a sua primeira subida de taxas de juro desde 2011. A dúvida está em saber se será de 0,25 pontos percentuais, como planeado em Junho, ou de 0,5 pontos, para atacar de forma mais forte a inflação.

Foto
Christine Lagarde, presidente do BCE, decide quinta-feira a dimensão da subida das taxas de juro VINCENT KESSLER

Foi há pouco mais de um mês, no final da reunião de Junho do conselho de governadores do Banco Central Europeu, que Christine Lagarde, quebrando a regra de não comprometimento prévio relativamente às decisões que irá tomar, anunciou aquilo que iria fazer na reunião seguinte, agendada para esta quinta-feira, 21 de Julho: subir as taxas de juro em 0,25 pontos percentuais. A dois dias do dia da reunião, contudo, a dúvida está instalada e aumentam os sinais de que o BCE pode, em vez da subida anunciada, ir um pouco mais longe na sua luta contra a inflação, elevando as taxas de juro na zona euro em 0,5 pontos percentuais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários