Elisa Ferreira: Portugal tem de se libertar da dependência dos fundos europeus

Nos próximos anos, Portugal vai ter ao seu dispor o maior volume de fundos comunitários de sempre, mas, mais do que o volume, Elisa Ferreira sublinha a necessidade de o país os usar com qualidade para chegar a um patamar de “desenvolvimento normal”.

Foto
Elisa Ferreira, de 66 anos, é a comissária responsável pela pasta Coesão e Reformas

No dia em que o Governo assinou o Acordo de Parceria com a União Europeia para o próximo ciclo de fundos comunitários, Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, deixou numa entrevista ao PÚBLICO um rol de oportunidades e riscos sobre a aplicação desse pacote de 23 mil milhões de euros. Para superar a estagnação dos últimos 20 anos, “o país tem de fazer mais”. Tem, em concreto, de deixar de acreditar que os fundos são um cheque para manter tudo como está. E de lutar para acabar com a “ânsia” pelos fundos baseada na crença de que eles se hão-de repetir de sete em sete anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 73 comentários