Mundial de sevens “reforça autoestima do râguebi português”

Portugal conseguiu o apuramento para o Mundial de sevens após derrotar a Espanha por 20-19, na fase eliminatória do torneio de qualificação que se disputou no último fim-de-semana, em Bucareste.

Foto
Luís Cabelo

A qualificação de Portugal para o Mundial de râguebi sevens vem “reforçar a auto-estima” da modalidade e dar “algum balão de oxigénio” para continuar a preparar um grupo para o futuro, disse nesta segunda-feira o seleccionador português.

Em declarações à agência Lusa, Frederico Sousa lembrou, um dia após a qualificação para o Campeonato do Mundo, que o objectivo foi alcançado por uma equipa “com uma média de idades inferior a 20 anos”, que se encontra, ainda, “numa fase de desenvolvimento e consolidação”.

“Era bom conseguirmos agarrar esta energia positiva. Espero que as pessoas deixem de estar de “faca afiada” e apoiem estes jovens jogadores, pois é o que eles precisam: apoio, incentivo e perceber que ninguém nasce ensinado e as coisas não se fazem do dia para a noite”, atirou o técnico, que vai disputar o seu segundo mundial como seleccionador, após uma participação como jogador.

Ainda assim, Sousa admitiu que “o que foi feito em tão pouco tempo deve deixar orgulhosos a todos os envolvidos” na qualificação, incluindo os jogadores que disputaram, recentemente, o Europeu sub-18 da variante, mas recusou traçar, desde já, objectivos para o Mundial.

“Estamos em fase de maturação. Depois, em função do grupo que conseguirmos reunir, podemos traçar objectivos”, comentou.

A consolidação de um grupo de trabalho para os sevens é algo que já “há dois anos se tinha tentado começar a construir”, mas os trabalhos foram sofrendo alguns contratempos.

Neste hiato, alguns jogadores tiveram de abandonar o projecto, “uns por razões pessoais ou profissionais”, outros mesmo “absorvidos pela selecção de râguebi de 15”.

A qualificação para o Mundial de França 2023 é o principal desígnio da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), pelo que o “grupo alargado” que precisa de ser colocado à disposição de Patrice Lagisquet, no râguebi de 15, acaba por condicionar o trabalho do seu homólogo dos sevens.

“Mas a mim, isso até me dá “gozo”. O azar de uns é a oportunidade de outros e estou satisfeito por ter visto muitos novos jogadores que se desenvolveram e se mostraram. E tenho a certeza que o [râguebi de] 15 já deve estar a olhar para eles, após estas prestações que têm tido”, assumiu Frederico Sousa.

Portugal conseguiu o apuramento para o Mundial de sevens após derrotar a Espanha por 20-19, na fase eliminatória do torneio de qualificação que se disputou no último fim-de-semana, em Bucareste.

Vai ser a sexta participação de Portugal na competição, que falhou apenas na edição inaugural, em 1993, na Escócia. O melhor resultado de Portugal num Campeonato do Mundo de râguebi sevens foi obtido em 2005, com um 10.º lugar em Hong Kong.

Sugerir correcção
Comentar