Avião ucraniano com armas sérvias despenha-se na Grécia – oito tripulantes morreram

Problemas no motor terão estado na origem do acidente. Avião tinha como destino o Bangladesh. Companhia aérea garante que não haver relações entre o caso e a guerra na Ucrânia.

Foto
Imagem aérea do local do acidente, perto de Kavala Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS

Um avião de carga ucraniano despenhou-se no sábado à noite perto da cidade de Kavala, no Norte da Grécia, tirando a vida aos oito membros da tribulação. A aeronave transportava armamento sérvio e tinha como destino o Bangladesh.

As mortes foram confirmadas pelas autoridades gregas. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, todos os falecidos tinham nacionalidade ucraniana.

Segundo as testemunhas oculares, citada pela Reuters, o avião caiu a pique, em chamas, num campo agrícola, perto da meia-noite local.

Na origem da queda terá estado uma anomalia no motor, mas o piloto, depois de a identificar, já não foi capaz de realizar uma aterragem de emergência, como solicitado às autoridades gregas.

Em declarações à Reuters, Denis Bogdanovich, director-geral da Meridian, a companhia aérea responsável pelo Antonov An-12, garantiu que nem o avião nem o acidente têm qualquer relação com o conflito entre a Federação Russa e a Ucrânia.

Bogdanovich confirmou a versão do Ministério da Defesa da Sérvia, que explicou que a carga do avião – munições e morteiros – pertencia à empresa sérvia de comércio de armamento e de outros equipamentos militares Valir, que a ia vender ao Governo do Bangladesh.

“O avião transportava 11,5 toneladas de produtos feitos pela nossa indústria de Defesa. O comprador era o Ministério da Defesa do Bangladesh”, informou o ministro da Defesa sérvio, Nebojsa Stefanovic.

Sugerir correcção
Comentar