Nasceram a dançar música cigana e agora querem dominar os passos do breakdance

Um projecto de inclusão social usa a cultura como forma de integração das comunidades ciganas do concelho de Vila Verde. Está no terreno há cerca de uma década, tempo suficiente para terem surgido os primeiros b-boys dentro da comunidade.

Ana Cristina Pereira

João celebra o seu décimo primeiro aniversário e isso é motivo para festa rija numa das áreas residenciais da vasta comunidade cigana do concelho de Vila Verde. Das imediações, chegaram dezenas de amigos e familiares para assinalarem o momento à volta de uma mesa montada no pátio da casa onde vive com a família. E uma celebração completa não se faz sem música. Mas já se ouve uma melodia com ritmo convidativo, por isso, é apenas uma questão de tempo até surgirem os primeiros passos de dança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários