Ama o precipício, um livro que nos põe a olhar com outros olhos para a Mata Nacional do Buçaco

A escritora e investigadora de etnobotânica Susana Neves convida-nos a (re)descobrir o bosque dos Carmelitas Descalços. Ama o precipício é o título da viagem que nos é apresentada em forma de livro, aguçando a vontade de voltar à mata, com o mais profundo respeito por tudo o que o bosque reserva no interior. Foi o que fizemos.

Foto
Susana Neves, autora do livro Ama o Precipicio Sérgio Azenha

O título anuncia uma viagem à Mata Nacional do Buçaco e não engana. Pelo contrário, são 97 páginas que nos conseguem colocar no interior do bosque dos Carmelitas Descalços, visualizando a forma como os monges viviam, como alimentaram os militares que combateram na Batalha do Buçaco e a profanação a que o bosque esteve sujeito no século XIX. Tudo isto sem deixar de prestar a devida atenção a algumas das espécies vegetais mais emblemáticas que ali habitam, porque a mata é rica em flora e a autora do texto conhece as árvores e as plantas como muito poucos. Susana Neves, escritora e investigadora de etnobotânica, incitou-nos a regressar à mata por conta do seu mais recente livro, Ama o precipício. Viagem à Mata do Buçaco, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Uma narrativa que nos levou a olhar para aquele bosque, situado no município da Mealhada, com outros olhos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar