Ice Merchants e Nest: gelo e fogo entre os premiados do 30.º Curtas Vila do Conde

A animação de João Gonzalez, já distinguida em Cannes, conquistou o galardão máximo no palmarés nacional do festival. O islandês Hlynur Palmason levou a melhor na competição internacional.

cultura,cinema-animacao,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,curtas-vila-conde,
Fotogaleria
Ice Merchants, que chegou de Cannes com o prémio da Semana da Crítica, venceu a competição nacional DR
cultura,cinema-animacao,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,curtas-vila-conde,
Fotogaleria
Nest, do islandês Hlynur Pálmason, é o Grande Prémio Internacional do 44.º Curtas Vila do Conde DR

O palmarés do 30.º Curtas Vila do Conde confirma que a animação feita em Portugal está a passar por um excelente momento: Ice Merchants, a poética curta-metragem de João Gonzalez que já ganhara a Semana da Crítica de Cannes, venceu o concurso nobre do festival, cuja cerimónia de encerramento decorreu ao final desta tarde. No que, aliás, pareceu existir consenso entre júri (a académica Yun-hua Chen; os cineastas Anna Azevedo e Chema García Ibarra; e os programadores Susana Rodrigues e John Canciani) e espectadores, já que Ice Merchants foi igualmente o vencedor do Prémio do Público na competição internacional. Na competição portuguesa, Garrano, de David Doutel e Vasco Sá, outro filme de animação de elevada craveira, foi o favorito do público.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar