Chamas em Palmela fazem dez feridos, ameaçam casas e avançam para o Parque Natural da Arrábida

Há mais de 500 operacionais a combater o incêndio apoiados por 143 viaturas. O fogo tem duas frentes activas e já atingiu pelo menos uma habitação. Situação é “grave”, diz autarca.

incendios,palmela,sociedade,meteorologia,incendios-florestais,clima,
Fotogaleria
Coluna de fumo visível junto ao castelo e ao núcleo urbano de Palmela Foto cedida ao PÚBLICO
An helicopter during the fight against the fire in Palmela, in the surroundings of Lisbon, Portugal, July 13, 2022. ANTONIO COTRIM/LUSA
Fotogaleria
Um helicóptero envolvido no combate ao fogo em Palmela ANTóNIO COTRIM/LUSA
An helicopter passes by the Palmela castle during the fight against the fire in Palmela, in the surroundings of Lisbon, Portugal, July 13, 2022. ANTONIO COTRIM/LUSA
Fotogaleria
Um helicóptero envolvido no combate ao fogo em Palmela ANTóNIO COTRIM/LUSA
A local man fights the flames during the fight against the fire tin Palmela, in the surroundings of Lisbon, Portugal, July 13, 2022. ANTONIO COTRIM/LUSA
Fotogaleria
Habitante combate fogo em Palmela ANTóNIO COTRIM/LUSA

Um incêndio de grandes dimensões, que deflagrou nesta quarta-feira, por volta das 12h, numa zona florestal junto ao castelo de Palmela, ameaçou esta quarta-feira à tarde a vila, obrigando à evacuação de vários edifícios já na zona urbana. Um dos espaços evacuados foi o Centro Social de Palmela, uma instituição particular de solidariedade social que inclui uma creche, tendo as crianças sido levadas para a biblioteca municipal, soube o PÚBLICO. Também a Pousada de Palmela, no castelo, foi evacuada.

Dez pessoas ficaram feridas neste incêndio, cinco dos quais bombeiros, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Quatro operacionais foram transportados para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Em relação aos civis, quatro são feridos ligeiros e foram assistidos no local e o quinto é um ferido grave com queimaduras, que foi transportado para a mesma unidade hospitalar. Segundo a última actualização da Protecção Civil, mais de 30 pessoas foram assistidas durante esta quarta-feira.

Foto
Chamas à porta da vila de Palmela, numa fase ainda inicial do incêndio desta quarta-feira Foto cedida ao PÚBLICO

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal confirmou ao PÚBLICO que uma habitação já foi atingida pelas chamas, tal como têm mostrado imagens de várias estações televisivas.

O fogo, que deflagrou a sul do castelo, na direcção de Setúbal, avançou para noroeste através de uma zona de terreno muito acidentado, o que dificultou o combate às chamas. Neste momento, o incêndio tem uma frente activa no distrito de Aires e outra na Quinta do Anjo, que já obrigou à retirada da população.

Vídeos e fotografias cedidas ao PÚBLICO por moradores da zona mostram as chamas muito próximas de habitações na Rua Afonso de Albuquerque, no seguimento da Estrada da Cobra, bem como da estação rodoviária às portas da vila de Palmela. No entanto, cerca das 16h, a situação nesta área estava controlada.

Gera, contudo, preocupação a situação na zona do Vale dos Barris, onde existem várias habitações dispersas e está alojada a companhia de teatro O Bando. Dali, uma frente de incêndio segue para o Parque Natural da Arrábida através das serras do Louro e de São Luís, tendo levado à evacuação de um campo de férias da EDP.

O vice-presidente da Câmara de Palmela afirmou à TSF que a situação é “grave”. O incêndio terá começado na denominada estrada da Cobra, uma via de terra batida, tendo agora várias frentes activas. Luís Miguel Calha disse ainda à Lusa que a autarquia está a disponibilizar todos os meios de que dispõe para apoiar o trabalho dos bombeiros e garantir o apoio logístico necessário.

Há também várias empresas da região a disponibilizarem meios próprios para ajudarem, de forma directa ou indirecta, no combate ao incêndio, acrescentou.

Neste momento, e segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o combate às chamas envolve 530 operacionais e 143 viaturas. Este é um entre vários incêndios que, a esta hora, preocupam bombeiros de norte a sul do país.

O distrito de Setúbal enfrenta neste momento temperaturas máximas superiores a 40ºC e encontra-se sob aviso vermelho do Instituto Português do Mar e Atmosfera.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários