Tories procuram novo líder para se reconciliarem como partido vencedor

Eleição do sucessor de Johnson começa na quarta-feira e acaba em Setembro. Abalado pela pandemia, pela inflação, pelo “Partygate” e pela impopularidade do primeiro-ministro, Partido Conservador precisa de se reinventar até 2024.

Foto
A demissão de Boris Johnson nas capas dos jornais britânicos HENRY NICHOLLS/Reuters

Menos de três anos depois de ter alcançado a sua maior vitória em eleições legislativas desde 1979, que lhe permitiu eleger a mais ampla maioria parlamentar desde 1987, o Partido Conservador do Reino Unido inicia quarta-feira uma das mais importantes etapas da sua existência bicentenária, consciente de que, se não arrepiar caminho rapidamente, 2024 poderá mesmo ser o ano em que o Partido Trabalhista regressa ao poder, ao fim de 12 anos de poder ininterrupto tory e de oito triunfos dos conservadores nas últimas 11 legislativas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar