Investigadores criam sistema de inteligência artificial que aprende como um bebé

O Plato foi programado para imitar a forma como os bebés e crianças pequenas aprendem quando vêem objectos a interagir no mundo real. Este tipo de programas podem reduzir as enormes quantidades de dados que algumas máquinas precisam para tomar decisões e ajudar psicólogos a perceber mais sobre o desenvolvimento do cérebro humano.

Foto
O sistema de inteligência artificial foi programado para aprender como os objectos interagem no mundo real La Rel Easter/Unsplash

Um grupo de investigadores no Reino Unido e nos Estados Unidos criou um sistema de inteligência artificial que imita a forma como bebés e crianças pequenas aprendem sobre o mundo à sua volta – chama-se Plato. O objectivo é colocar mais algoritmos a perceber “física intuitiva” (ou seja, senso comum): por exemplo, a noção de que uma bola que é atirada para o ar vai ter de voltar ao chão. No futuro, este tipo de programas pode reduzir as enormes quantidades de dados que algumas máquinas precisam para tomar decisões. Os resultados são detalhados num relatório publicado esta segunda-feira na revista académica Nature Human Behaviour.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar