Dezasseis coalas apareceram mortos na Austrália e não se sabe porquê

Desde 14 de Junho foram encontrados 16 coalas mortos numa plantação de árvores no estado de Vitória. A investigação ainda não concluiu qual a causa, mas aponta para “factores ambientais”.

Foto
MCT/MYSCHIA THERIAULT

Numa plantação de árvores do estado de Vitória, na Austrália, 16 coalas foram encontrados mortos no último mês. Até ao momento, ainda não se sabe porquê.

O Regulador de Conservação vitoriano iniciou uma investigação depois de, a 14 de Junho, o responsável pelo terreno ter descoberto 13 coalas mortos. Entretanto, já foram avistados mais três corpos, em diferentes fases de decomposição — terão duas semanas a um ano, segundo as estimativas , anunciou o órgão regulador esta segunda-feira, dia 11.

Até agora, os resultados das autópsias não apontam para uma causa em concreto. As radiografias realizadas aos cadáveres não encontraram quaisquer indícios de trauma, como fracturas, por exemplo. De igual modo, não foram detectadas evidências de ferimentos provocados por armas de fogo.

Continua a ser avaliado um conjunto de possíveis causas, diz o regulador. Porém, a ausência de sinais de trauma, a par dos resultados da patologia, sugere que as fatalidades poderão ter sido provocadas por “factores ambientais”.

“Estamos a seguir todas as vias de investigação para determinar o que aconteceu com os coalas”, disse o director de operações regulatórias, Ash Bunce, em comunicado citado pelo The Guardian.

Em 2020, estimava-se que vivessem em Vitória aproximadamente 413 mil coalas, com cerca de 80% a poderem ser encontrados nas regiões de Barwon South West, Gippsland e Hume.

Um relatório de 2020 do Departamento de Meio Ambiente, Terra, Água e Planeamento estima que 15 mil coalas – 4% da população do estado de Vitória – terão sido afectados pelos incêndios florestais do “Verão negro” de 2019 e 2020.

Em Fevereiro, o estatuto das populações de coalas foi alterado de “elevado” para “ameaçado” em Queensland, Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana. O mesmo não acontece em Vitória e na Austrália Meridional.

Ainda assim, os animais são protegidos pela Lei de Vida Selvagem de Vitória. A pena máxima por matar deliberadamente um coala no estado vitoriano é uma multa de 9.246 dólares australianos (cerca de 621 euros) e/ou seis meses de prisão.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar