Os cubanos responderam à repressão do Governo com um êxodo rumo ao “imperialismo”

Os protestos maciços de há um ano representaram o maior desafio em muitas décadas para o regime cubano. Centenas de pessoas foram condenadas a penas pesadas e a oposição silenciou-se ou fugiu para os EUA.

Foto
Confrontos entre os manifestantes e a polícia à paisana nos protestos de 11 de Julho de 2021 em Cuba ALEXANDRE MENEGHINI/Reuters

Há um ano, milhares de cubanos saíram às ruas e, de forma praticamente espontânea, tomaram parte no protesto mais amplo em várias décadas contra a governação do Partido Comunista. A resposta das autoridades foi dura e incompreensível para muitos dos que esperavam mudanças políticas com a ascensão de uma nova geração ao poder. O resultado mais visível é um êxodo sem precedentes cujas consequências são ainda difíceis de discernir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários