Ordem dos Advogados quer apoio do Estado para pagar estágios

Terminou este sábado o prazo para apreciação pública das propostas para alterar o regime jurídico das associações públicas profissionais (conhecidas como ordens profissionais). As propostas já foram aprovadas na fase de generalidade e aguardam discussão na especialidade.

Foto
O bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão diz-se “preocupado” com a “tentativa de limitar a autonomia das ordens Daniel Rocha

As reacções às propostas dos partidos para alterar o regime jurídico das associações públicas profissionais falam quase todas em uníssono – e o tom é de crítica.
Na análise dos projectos-lei apresentados pelo PS, Chega, Iniciativa Liberal e PAN, cujo prazo de discussão pública terminou ontem, os representantes de várias ordens profissionais (incluindo engenheiros, enfermeiros, arquitectos e contabilistas) queixam-se da intervenção de figuras externas às ordens, de um ataque à sua autonomia e propõem soluções alternativas aos projectos-lei.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários