“Comportamento inaceitável” dos adeptos deixa F1 em alerta

Comentários homofóbicos, misóginos, assédio e falta de fair-play. Têm sido várias as queixas dos espectadores nas bancadas do circuito Red Bull Ring. Lewis Hamilton também reagiu.

Foto
Reforço da segurança nas bancadas é uma das soluções Reuters/FLORION GOGA

O Grande Prémio (GP) da Áustria de Fórmula 1, cuja corrida se desenrola neste domingo (14h), está a levantar problemas que vão para além do que acontece em pista. Neste domingo, a direcção da F1 mostrou-se preocupada com alguns relatos de mau comportamento de alguns adeptos, no circuito Red Bull Ring, em Spielberg, e promete actuar.

“Eu fui alvo de comentários misóginos e, a partir daí, descambou, com contacto inapropriado e muitos mais comentários”, denunciou uma fã no Twitter, acrescentando: “Pensei que no ano passado tinha sido mau, mas este ano está a ser pior”.

Uma série de outras denúncias do género caíram entretanto nas redes sociais , algumas delas incluindo falta de fair-play entre os apoiantes de Max Verstappen e de Lewis Hamilton, com festejos e aplausos sempre que havia um despiste.

“Tendo em conta que, de facto, fui assediada ontem e que não havia nenhum agente de segurança à vista para poder reportar a ocorrência, sugiro que se sentem e tomem medidas. Conduzi durante 18 horas para esta corrida e estou a ponderar não vir mais, por causa do péssimo comportamento das pessoas”, acrescentou outra espectadora.

Face a estes relatos - e a muitos outros análogos -, a direcção da Fórmula 1 publicou um comunicado a condenar a situação e a prometer um reforço da segurança.

“Estamos a par de relatos de adeptos que foram alvo de comentários totalmente inaceitáveis da parte de outros adeptos, no GP da Áustria. Levamos estes assuntos muito a sério, falámos com o promotor e com a equipa de segurança, e vamos falar com aqueles que reportaram os incidentes”, escreveu, em comunicado. “Este tipo de comportamento é inaceitável e não irá ser tolerado”.

Há indicações de que o promotor da prova irá reforçar o número de agentes de segurança nas bancadas e incentivar todos os que forem incomodados a reportarem o caso às autoridades. Os incidentes, de resto, já mereceram até uma reacção de uma das figuras de proa da modalidade.

“Estou desiludido por saber que alguns adeptos estão ser alvo de comportamentos homofóbicos, racistas e de abusos no circuito, neste fim-de-semana”, escreveu o multicampeão mundial Lewis Hamilton, no Twitter, sustentando que tudo deve ser feito para garantir a segurança de todos. “Não podemos permitir que isto continue”.

Sugerir correcção
Ler 33 comentários