Um ditador que não deixa saudades

José Eduardo dos Santos foi um ditador que se serviu do Estado em seu favor e dos seus correligionários, deixando num país potencialmente rico um rasto abjecto de miséria

Todos te amam quando estás morto é o título de uma canção dos The Stranglers e de um livro de Neil Strauss. As declarações oficiais de políticos portugueses a propósito do falecimento de José Eduardo dos Santos confirmaram essa quase-verdade. A perda de uma vida justifica sempre lamento e afecto, mas, no caso de um governante que determinou o infortúnio de milhões de angolanos em 38 anos de poder autocrático, obriga também a uma reflexão e a uma avaliação política do seu legado. Aqui chegados, só pode haver uma tese: José Eduardo dos Santos foi um ditador que se serviu do Estado em seu favor e dos seus correligionários, deixando num país potencialmente rico um rasto abjecto de miséria.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 52 comentários